Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade

Loading...

ATENÇÃO PRIMÁRIA

Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade

Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade. Foto: Assessoria

O Governo do Estado fechou o ano de 2016 com 122 unidades de saúde contempladas com o selo de qualidade da atenção primária. O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. A expectativa é que outras dezenas de unidades paranaenses recebam a certificação nos próximos dois meses. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a concessão dos selos faz parte de um programa inédito do Estado, criado para fortalecer a atenção primária. 

“É uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. O objetivo é mostrar que é possível oferecer um atendimento digno e resolutivo em todos os municípios”, destacou. Implantado em 2014, o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde já beneficia 524 unidades de saúde, em 308 municípios. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o projeto propõe mudanças na rotina de trabalho das unidades. 

“A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”. A tutoria é a segunda etapa da vertente de educação permanente do programa ApSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado promoveu nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Os eventos atingiram mais de 38 mil profissionais de todas as regiões do Paraná. A chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Monique Costa, explica que a tutoria tem o papel de consolidar os conteúdos repassados nas oficinas do APSUS. 

“Queremos que esses novos conceitos sejam aplicados na prática. Isso tudo faz com que a equipe se envolva no processo e trabalhe mais motivada em prol do atendimento à população”, afirmou. 

Categorias
Os selos de qualidade do APSUS foram divididos em três categorias: bronze, prata e ouro. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Secretaria da Saúde. Cada categoria diz respeito a um nível de qualidade diferente. Ao longo de todo o mês de dezembro, foram realizadas solenidades de entrega de selos em 16 regiões. 

Veja a lista dos municípios contemplados: 

2ª Regional de Saúde – Metropolitana: 25 Unidades de Saúde Selo Bronze: Pinhais (10), São José dos Pinhais (3), Araucária (2), Colombo (3), Mandirituba (2), Quatro Barras (2), Tijucas do Sul (2) e Lapa (1). 
3ª Regional de Saúde – Ponta Grossa: 08 Unidades de Saúde Selo Bronze: Castro (2), Sengés (1) e Palmeira (5). 
4ª Regional de Saúde – Irati: 1 Unidade de Saúde Selo Bronze: Guamiranga (1) 
5ª Regional de Saúde - Guarapuava: 5 Unidades de Saúde Selo Bronze: Guarapuava (4) e Pitanga (1). 
6ª Regional de Saúde – União da Vitória: 7 Unidades de Saúde Selo Bronze: Bituruna (3), Paula Freitas (2) e União da Vitória (2). 
7ª Regional de Saúde – Pato Branco: 1 Unidade de Saúde Selo Bronze: Clevelândia (1). 
9ª Regional de Saúde – Foz do Iguaçu: 10 Unidades de Saúde Selo Bronze: Itaipulândia (2), Missal (1), Serranópolis (2), Matelândia (5). 
11ª Regional de Saúde – Campo Mourão: 6 Unidades de Saúde Selo Bronze: Altamira do Paraná (1), Fênix (1), Quarto Centenário (1), Quinta do Sol (1) e Terra Boa (2). 13ª Regional de Saúde – Cianorte: 2 Unidades de Saúde Selo Bronze: São Tomé (1) e Tuneiras do Paraná (1). 
14ª Regional de Saúde - Paranavaí: 8 Unidades de Saúde Selo Bronze: Paranavaí (3), Jardim Olinda (1), Mirador (1), Paranapoema (1), São Carlos do Ivaí (1) e São Pedro do Paraná (1).
15ª Regional de Saúde - Maringá: 9 Unidades de Saúde Selo Prata: Maringá (3), Astorga (1) e Munhoz de Mello (1). Selo Bronze: Atalaia (1), Floresta (1), Marialva (1) e Santa Fé (1). 
16ª Regional de Saúde - Apucarana: 2 Unidades de Saúde Selo Bronze: Kaloré (1) e Novo Itacolomi (1). 
17ª Regional de Saúde - Londrina: 12 Unidades de Saúde Selo Bronze: Cafeara (1), Cambé (3), Guaraci (1), Ibiporã (3), Lupionópolis (1), Prado Ferreira (1), Rolândia (1) e Tamarana (1).
19ª Regional de Saúde – Jacarezinho: 6 Unidades de Saúde Selo Bronze: Santo Antônio da Platina (1), Wenceslau Braz (1), Cambará (1), Figueira (1) e Joaquim Távora (2). 
20ª Regional de Saúde - Toledo: 8 Unidades de Saúde Selo Bronze: Assis Chateaubriand (3), Palotina (2), Mercedes (1), Nova Santa Rosa (1) e Toledo (1). 
22ª Regional de Saúde - Ivaiporã: 6 Unidades de Saúde Selo Bronze: Lidianópolis (1), Arapuã (1), Ivaiporã (2), Cruzmaltina (1) e Novas Tebas (1).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias