Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nosso corpo acaba de "ganhar" um novo órgão; descubra qual é

Loading...

É OFICIAL

Nosso corpo acaba de "ganhar" um novo órgão; descubra qual é

imagem ilustrativa

O mesentério, que até agora era considerado uma série de estruturas fragmentadas, ganha status de órgão. A informação foi atualizada no mais célebre livro de anatomia médica - Anatomia de Gray - e publicada na The Lancet, conceituada revista de medicina: o mesentério é o "novo" órgão do corpo humano. Entre aspas porque o mesentério não foi só agora descoberto. Na realidade, esta membrana que faz parte do sistema digestivo e liga os intestinos ao abdômen era há muito estudada e conhecida, mas como uma série de estruturas fragmentadas e separadas, em forma de leque.

O que muda é que o mesentério passou agora a ser considerado um único órgão contínuo, graças ao trabalho de J. Calvin Coffey, um investigador da universidade do hospital de Limerick, na Irlanda.

O cientista espera que esta reclassificação do mesentério - que até agora, e em termos médicos, era considerado uma "membrana intra-abdominal formada pelo peritoneu e pelas suas pregas" possa ser a chave para o tratamento de doenças abdominais e digestivas, com menos cirurgias invasivas e menos complicações na recuperação dos doentes.

Uma das primeiras descrições do mesentério foi feita pelo italiano Leonardo da Vinci e ignorada durante séculos como um "anexo insignificante" do trabalho do artista, que se debruçou longamente sobre a anatomia do corpo humano. Foi só em 2012 que Coffey e a sua equipe conseguiram demonstrar, através de detalhados exames microscópicos, que se tratava afinal de um órgão só. Ao longo dos últimos quatro anos, foram reunindo informações que permitiu reclassificar o mesentério tornando-o, oficialmente, um "novo" órgão do corpo humano.

Com informações de dn.pt

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57