MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Saiba 5 locais de potenciais guerras no mundo em 2017; ciberespaço é um deles

O colunista Robert Farley, da The National Interest elencou lugares que podem se tornar focos de novas guerras no mundo em 2017. Farley prevê que presidente eleito dos EUA, Donald Trump, vai enfrentar um ambiente muito tenso na política internacional e de

Da Redação

·
Pai chora a morte do filho ainda criança na Síria: conflito impõe sofrimento à população - Foto: AP/Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Pai chora a morte do filho ainda criança na Síria: conflito impõe sofrimento à população - Foto: AP/Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.12.2016, 15:46:00 Editado em 22.12.2016, 16:21:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

colunista Robert Farley, da The National Interest elencou lugares que podem se tornar focos de novas guerras no mundo em 2017. Farley prevê que presidente eleito dos EUA, Donald Trump, vai enfrentar um ambiente muito tenso na política internacional e deverá realizar ações exaustivas para evitar a escalada de confrontos entre potências mundiais.

continua após publicidade

Península Coreana
Península Coreana é o primeiro local citado por Robert Farley. A Coreia do Norte continua aumentando seu potencial nuclear e a Coreia do Sul passa por uma crise política. O conflito pode ocorrer a qualquer momento: o novo presidente dos EUA poderá realizar um ataque preventivo para acabar com as armas nucleares norte-coreanas ou, pelo contrário, será Pyongyang a atacar primeiro. Isto pode resultar num confronto militar de grande escala, alerta Robert Farley.

Síria
Segundo Farley, a Síria representa outro perigo e não pode ser excluída a possibilidade de um conflito imprevisto entre a Rússia e os EUA. Isso pode ocorrer, por exemplo, devido a um eventual ataque parecido com o de Deir ez-Zor. A situação se agrava com a presença de vários grupos armados em conflito.

continua após publicidade

Fronteira Índia-Paquistão
A situação é delicada na fronteira entre estes dois países. Trump, que em conversa eletrônica com o premiê paquistanês propôs ser mediador na regulação da disputa em torno de Caxemira, pode agravar a situação, dependendo de suas decisões. Se a Índia e o Paquistão entrarem em conflito, os EUA e a China poderão fazer o mesmo.

Países bálticos
Robert Farley considera a situação atual na região do mar Báltico como de risco para uma eventual escalada de atritos bélicos entre Moscou e Washington. Conforme o colunista da The National Interest, Donald Trump já chamou a atenção para a necessidade de proteger os países que não cumprem suas obrigações financeiras em relação à OTAN. Isto pode ter tanto consequências boas diminuindo o nível de tensão nas relações russo-americanas, como ameaçar com o agravamento do conflito entre Moscou e Washington. 

Ciberespaço
Robert Farley finaliza seu artigo afirmando que o próximo conflito mundial de grande escala pode ocorrer no espaço cibernético. O escândalo com a suposta pista russa nas eleições dos EUA mostra que a escalada é muito possível. Há um elemento de incerteza devido ao fato de que os planos de Trump para a política exterior ainda são um grande mistério. Farley ressalta que conselheiros de Trump têm que fazer todo o possível para definir uma linha política que ajude a evitar o confronto.

Com informações da The National Interest

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Saiba 5 locais de potenciais guerras no mundo em 2017; ciberespaço é um deles"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!