MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

PF prende 12 vereadores de Foz do Iguaçu durante operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a quinta fase da Operação Pecúlio, batizada de *NIPOTI. A ação acontece em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e tem a finalidade de desarticular grupo de pessoas voltadas para

Da Redação

·
​A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a quinta fase da Operação Pecúlio - Foto - Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
​A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a quinta fase da Operação Pecúlio - Foto - Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2016, 08:07:00 Editado em 15.12.2016, 09:37:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a quinta fase da Operação Pecúlio, batizada de *NIPOTI. A ação acontece em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e tem a finalidade de desarticular grupo de pessoas voltadas para a prática de irregularidades perante a Administração Pública do Município de Foz do Iguaçu (Tríplice Fronteira) e na Câmara Municipal da cidade, mediante desvio de recursos públicos, com a finalidade de obtenção de vantagens indevidas. Doze dos 15 vereadores de Foz do Iguaçu foram presos, segundo a assessoria de imprensa da PF.

continua após publicidade

Conforme a PF, são cumpridos 78 mandados judiciais, sendo 20 de prisão preventiva, oito de prisão temporária dos oito vereadores, 11 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão. A operação acontece em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso, nas cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Recife (PE) e Brasília (DF).

A corporação acrescentou que as ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu/PR fundamentadas em diversos indícios e colaborações premiadas obtidos ao longo das investigações e fases da Operação Pecúlio.

continua após publicidade

As investigações da PF e do MPF apontam que em algumas obras de pavimentação em Foz do Iguaçu foram constatados prejuízos consumados na ordem de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Além disto, segundo a PF, os serviços foram realizados com baixa qualidade.

Nepotismo originou nome
A PF informou que o termo *NIPOTI, plural de nipote, significa sobrinhos ou netos na língua italiana. O nepotismo tem origem na palavra nepos, nepote, do latim, que se prende à ideia de descendência, parentesco, assumindo o sentido de favoritismo para com parentes.

Com informações da Polícia Federal

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "PF prende 12 vereadores de Foz do Iguaçu durante operação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!