Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Stephen Hawking afirma que Brexit e eleição de Trump  geram momento perigoso para a Terra

Loading...

POR CAUSA DO BREXIT E DA ELEIÇÃO DE TRUMP

Stephen Hawking afirma que Brexit e eleição de Trump  geram momento perigoso para a Terra

Stephen Hawking: ´

O astrofísico britânico Stephen Hawking avalia em artigo publicado no The Guardian que o nosso planeta passa atualmente por um ´momento perigoso`. Hawking destaca dois acontecimentos que abalaram o mundo nos últimos meses e fizeram com que o cientista inglês prestasse atenção à situação pela qual o nosso mundo passa atualmente. O Brexit e as eleições nos EUA, eis os eventos que, de acordo com cientista, expõem o momento em que há "um grito de raiva dos abandonados".

"Podemos pensar qualquer coisa sobre a decisão do eleitorado britânico de rejeitar a permanência na União Europeia e sobre a decisão dos cidadãos dos EUA em eleger Donald Trump como seu próximo presidente, não há nenhuma dúvida na mente dos comentaristas que este foi um grito de raiva das pessoas que acharam que tinham sido abandonadas por seus líderes", escreve Hawking.

O astrofísico ressalta que ele já alertou sobre as graves consequências do Brexit, que este referendo resultou em um "passo atrás" e que irá prejudicar o progresso cientifico. "O que importa agora, muito mais do que as escolhas feitas por esses dois eleitorados, é a forma como as elites reagem. Devemos, por sua vez, rejeitar esses votos como manifestações de sentimentos que não levam em conta os fatos, e tentar contornar ou limitar as escolhas que eles representam? Eu diria que isso seria um erro terrível", pontua.

Ruptura entre elites
Para Hawking, a ruptura entre elites está aumentando, inclusive entre políticos, classe média e trabalhadores. Conforme o cientista, o uso das máquinas, robotização da indústria, a falta da necessidade de obter rendas altas usando grande quantidade de recursos humanos levam ao crescimento do desentendimento. 

Internet e lucros
"A Internet e as plataformas digitais permitem a grupos bem pequenos receber lucros enormes empregando poucas pessoas. Isso é inevitável, é o progresso, mas também é a destruição social", enfatiza. Tendo uma tecnologia assim, a humanidade ainda não desenvolveu algo para poder escapar às consequências terríveis. 

'Lutem pelo nosso mundo'
Stephen Hawking apela a todos para que lutem pelo nosso futuro. "Agora temos uma tecnologia capaz de destruir o planeta em que vivemos, mas ainda não desenvolvemos a capacidade para escapar a isso. Talvez, em algumas centenas de anos, nós tenhamos estabelecido colônias humanas no meio das estrelas, mas agora nós só temos um planeta, e nós precisamos de trabalhar juntos para protegê-lo."

Para de construir barreiras e partilhar
Segundo o astrofísico, o que a humanidade pode fazer é parar de construir barreiras entra as nações e destruir as que já existem. Ele considera que "se nós tivermos a chance de fazer isso, os líderes mundiais precisam reconhecer que eles falharam e estão falhando perante muitos. Com recursos cada vez mais concentrados nas mãos de poucos, nós vamos ter de aprender a partilhar muito mais do que no presente", antevê. 

Otimismo
Stephen Hawking conclui seu artigo publicado no The Guardian com otimismo, ao manifestar a certeza de que o mundo pode fazer isto, pode apelar às elites para que aprendam com as lições do passado.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

MARILÂNDIA DO SUL 22/01

GENEROSA PEREIRA DO NASCIMENTO, 88 anos

ARAPONGAS 21/01

DEVANIL NAREZE, 71 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1896 · 21/01/2017

03 06 14 15 21 25