MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cosmonautas russos terão a companhia de robôs no espaço

Os cosmonautas russos terão em breve um novo companheiro em suas viagens espaciais: o robô humanoide Fedor, que começará a operar a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de 2021. De acordo com o vice-primeiro-ministro russo, Dmítri Rogôzi

Da Redação

·
Anúncio do robô foi feito por vice-premiê Dmítri Rogôzin (segundo à dir.) - Foto:Serguêi Mamontov
Icone Camera Foto por Reprodução
Anúncio do robô foi feito por vice-premiê Dmítri Rogôzin (segundo à dir.) - Foto:Serguêi Mamontov
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2016, 14:26:00 Editado em 18.11.2016, 16:00:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os cosmonautas russos terão em breve um novo companheiro em suas viagens espaciais: o robô humanoide Fedor, que começará a operar a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de 2021. De acordo com o vice-primeiro-ministro russo, Dmítri Rogôzin, que supervisiona projetos militares e espaciais, o novo robô será único porque pode operar não só no espaço, mas também em ambientes extremos na Terra.

continua após publicidade

Robôs antropomórficos não necessitam de transporte ou instrumentos especiais. Sua tarefa é substituir pessoas em condições perigosas, além de assumir atividades rotineiras para economizar esforço e intelecto humano para missões mais complexas.

“No trabalho a bordo de naves espaciais, durante missões de caminhada no espaço e em outros planetas, os astronautas terão o suporte de robôs”, afirma Serguêi Khurs, diretor do Centro Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Robótica Básica.

continua após publicidade

Durante os trabalhos, foram desenvolvidas 14 novas tecnologias que estabeleceram as bases para um controle combinado baseado em feedback sensorial.

“No caso das caminhadas, serão utilizados robôs capazes de operar nas mesmas condições que os seres humanos. Suas capacidades serão iguais às dos seres humanos e, em alguns aspectos, irão até mesmo superá-los”, completa Khurs.

Dois anos e meio
O processo de criação do Fedor levou dois anos e meio, e teve o apoio da Fundação de Pesquisa Avançada e da associação de pesquisa e produção Android Technology. A cooperação entre astronautas e robôs durante as missões espaciais tem hoje papel fundamental nas pesquisas conduzidas por membros da ISS.

Com informações do portal gazetarussa.com.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cosmonautas russos terão a companhia de robôs no espaço"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!