MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Moradores da região se programam para observar a superlua

Nesta segunda-feira (14), muitas pessoas vão ficar de olho no céu. A previsão é que a superlua desta noite seja a maior já vista em todo século 21. O cálculo dos especialistas é que o astro só voltará a ficar tão próximo da Terra no dia 25 de novembro de

Da Redação

·
Muitos moradores da região estão se programando para observar a superlua nesta segunda-feira (14). Foto: Foto: Onofre Martins/G1 AM
Icone Camera Foto por Reprodução
Muitos moradores da região estão se programando para observar a superlua nesta segunda-feira (14). Foto: Foto: Onofre Martins/G1 AM
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.11.2016, 09:13:00 Editado em 15.11.2016, 08:43:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (14), muitas pessoas vão ficar de olho no céu. A previsão é que a superlua desta noite seja a maior já vista em todo século 21. O cálculo dos especialistas é que o astro só voltará a ficar tão próximo da Terra no dia 25 de novembro de 2034. E tem muita gente se programando para presenciar o fenômeno, que pode ser visto a olho nu.

continua após publicidade

A artesã de Arapongas, Marcela Ávila, 24 anos, se reúne hoje à noite com os amigos e o namorado. “Gosto muito do pôr do sol, então sempre saio para admirar. Hoje vou a um aniversário em uma chácara e vamos aproveitar e ver a superlua lá”, conta.

Para Marcela é uma oportunidade única, pois ela nunca viu fenômeno semelhante. “O que mais me instigou é o fato de que a lua vai chegar mais perto da terra desde os últimos 70 anos. Nunca vi uma superlua antes, vai ser inédito”, diz.

continua após publicidade

E mesmo quem observa o universo com frequência, sempre acaba vivenciando novas experiências. Amante de astronomia, o advogado e empresário Miguel Fernando Moreno, de Londrina, perdeu as contas de quantas superluas já observou. “Sempre me interessei por astronomia, desde criança. O universo sempre consegue impressionar. Cada vez que observo percebo um detalhe que desperta interesse, que impressiona”, relata.

Em 2007, Moreno acompanhou a passagem do cometa McNaught. “Foi fascinante. A cauda do cometa cobria quase um terço do céu”, descreve.

A paixão por astronomia motivou advogado a fundar o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal). Nesta segunda-feira (14) o grupo, em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (MCTL-UEL), promove o projeto “Na Rua, de Olho Pra Lua”, a partir das 20 horas, na Praça Nishinomiya, em Londrina.

continua após publicidade

“Desta vez, a nossa principal atração estará ainda mais bela’, assinala Moreno.

Para observar o fenômeno serão disponibilizados vários telescópios para a observação da lua e de outros astros. “A participação é aberta a todos os interessados, e não há qualquer custo. Convidamos as pessoas que tenham telescópios que também levem seus equipamentos. E quem não souber utilizar os mesmos, poderá aprender rapidamente com os membros do Gedal”, disse.

Superlua
A explicação para o aumento no tamanho do astro está no fato de a órbita da lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. (Colaborou Nathalie Bagatini)

Serviço:
“Na Rua, de Olho Pra Lua"
A partir das 20 horas, na na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto do Londrina.
Informações: e-mail grupogedal@gmail.com ou (43) 9 9962-9996.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Moradores da região se programam para observar a superlua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!