MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

NASA, Pentágono e Otan vão manter diretrizes no governo Trump, avaliam analistas

Analistas políticos e cientistas avaliam que serão mantidas as políticas adotadas pelo governo norte-americano em relação a pesquisas espaciais desenvolvidas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) e às linhas de ação do Pentágo

Da Redação

·
O maior e mais potente foguete da NASA vai levar 13 satélites para o espaço - Foto: optclean.com.br
Icone Camera Foto por Reprodução
O maior e mais potente foguete da NASA vai levar 13 satélites para o espaço - Foto: optclean.com.br
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2016, 14:11:00 Editado em 10.11.2016, 17:17:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Analistas políticos e cientistas avaliam que serão mantidas as políticas adotadas pelo governo norte-americano em relação a pesquisas espaciais desenvolvidas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) e às linhas de ação do Pentágono e da Otan durante o governo do republicano Donald Trump. O chefe da NASA, Charles Bolden, acredita que a administração do presidente eleito seguirá o rumo da política espacial adotado por Barack Obama. 

continua após publicidade

Nos últimos cinco anos, o governo norte-americano tem reduzido consideravelmente o orçamento da NASA. Em 2011 e 2012, o projeto Constellation de retorno à Lua e o voo a Marte foram cancelados, e o financiamento destinado à pesquisa de planetas foi diminuído em 20%. 

Tal decisão implicou na interrupção de uma série de projetos ambiciosos da agência na área do espaço próximo e distante. Foram encerrados os trabalhos de criação do telescópio gravitacional eLISA e foi adiado o lançamento de várias sondas, inclusive no âmbito do programa Discovery. 

continua após publicidade

Além disso, segundo os especialistas, foi suspensa a continuação do trabalho referente às duas missões-chave – sonda orbital lunar LRO e rover planetário Opportunity.

NASA, Pentágono e Otan vão manter diretrizes no governo Trump, avaliam analistas
Foto por Reprodução

Pentágono e Otan 
Também é pouco provável que a presidência de Donald Trump traga mudanças consideráveis para o Pentágono e a OTAN. Essa é a opinião do analista político russo Aleksandr Khrolenko, entrevistado pela agência RIA Novosti.

continua após publicidade

"Levando em consideração o fato de que alterações em estratégia requerem bastante tempo, seria errado esperar grandes mudanças no financiamento e nos programas de desenvolvimento do Pentágono e da OTAN, pensa Khrolenko.  

NASA, Pentágono e Otan vão manter diretrizes no governo Trump, avaliam analistas
Foto por Reprodução

No seu artigo intitulado "Como o Pentágono e a OTAN vão mudar durante a nova presidência dos EUA", o analista destaca que a governança do país não pode ser reduzida apenas a um homem. 

continua após publicidade

"Nem sempre as promessas eleitorais dos presidenciáveis norte-americanos viram decisões governamentais", ressalta o analista, ao se referir às declarações anteriores de Trump sobre o fomento das relações entre Moscou e Washington.  

"Tendo em vista que o desenvolvimento das Forças Armadas e a implementação de estratégias são inseparáveis dos interesses econômicos do Estado, o Pentágono e a OTAN continuarão sendo as prioridades dos EUA. Apesar do forte desejo do 45º presidente dos EUA de efetuar mudanças, julgo que a estratégia militar nacional de confrontação com a Rússia não mudará", acrescenta Khrolenko.

Com informações da agência de notícias Sputinik

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "NASA, Pentágono e Otan vão manter diretrizes no governo Trump, avaliam analistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!