MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Vertebrados da Terra diminuem 58% nas últimas quatro décadas

As populações de mamíferos selvagens, pássaros, anfíbios, peixes e outros vertebrados da Terra sofreram redução de mais de metade entre 1970 e 2012, segundo um relatório da entidade ambiental WWF e da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).Atividades como o

Da Redação

·
 A enguia europeia (Anguilla anguilla) é uma das muitas espécies de água doce, que está em declínio devido a alterações de habitat Foto: Reprodução/Nature
Icone Camera Foto por Reprodução
A enguia europeia (Anguilla anguilla) é uma das muitas espécies de água doce, que está em declínio devido a alterações de habitat Foto: Reprodução/Nature
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2016, 16:59:00 Editado em 28.10.2016, 18:20:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As populações de mamíferos selvagens, pássaros, anfíbios, peixes e outros vertebrados da Terra sofreram redução de mais de metade entre 1970 e 2012, segundo um relatório da entidade ambiental WWF e da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).

continua após publicidade

Atividades como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas causadas pelo homem são em grande parte responsáveis pelo declínio. Se a tendência continuar, até 2020 o mundo terá perdido dois terços de sua biodiversidade vertebrada, de acordo com o Living Planet Report 2016. "Ainda não há sinais de que essa taxa vá diminuir", aponta o relatório.

"Em toda a terra as atividades humanas provocando redução das populações de espécies e sistemas naturais", diz Marco Lambertini, diretor-geral da WWF International.

continua após publicidade

Perda de habita
A principal ameaça que enfrentam as populações em declínio é a perda de habitat, causada pela exploração madeireira, a agricultura e a interrupção de sistemas de água doce, como rios. Por essa razão, as populações de água doce diminuíram 81%. 

"Aterrorizante"
"Um declínio médio na abundância da população que excede 80% é, francamente, aterrorizante", diz Mike Hoffmann, cientista sênior da União Internacional para a Conservação da Comissão de Sobrevivência de Espécies da Natureza em Cambridge, Reino Unido.

Com informações da Nature

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Vertebrados da Terra diminuem 58% nas últimas quatro décadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!