Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Longevidade humana deve sofrer redução, diz cientista dos EUA

Loading...

EXPECTATIVA DE VIDA

Longevidade humana deve sofrer redução, diz cientista dos EUA

- Atualizado em 18/10/2016 15:41
Jeanne Calment morreu na França em 1997, quando ela tinha 122 anos - Foto: Pascal Parrot / Sygma via Getty Images

O tempo de vida de um ser humano é foco de diversos estudos realizados por cientistas de todo o mundo e o assunto sempre é destaque na mídia internacional Matéria do jornal The New York Times a respeito de um estudo publicado recentemente na revista Nature sugere um suposto limite para longevidade humana. A matéria do NYT começa lembrando de Jeanne Calment, que morreu em um asilo na França em 4 de agosto de 1997. Há quase duas décadas ela faleceu, aos 122 anos, estabelecendo um recorde de longevidade humana. Já mais recentemente, em 13 de julho deste ano, morreu em Rio Branco do Ivaí, na região norte do Paraná, Jesuína dos Santos Cardoso, de 120 anos. Ela era considerada à época a pessoa mais velha do mundo.

Até 13 de julho deste ano, mulher de 120 anos residente no norte do Paraná, era a pessoa mais velha do mundo - Foto: José Luiz Mendes

Pouco antes de sua morte, familiares de Jesuína chegaram a encaminhar documentações necessárias para cadastrar a idosa no livro Guinness Book como a pessoa mais velha da Terra.

Documento de mulher que morreu em julho, no Paraná, aos 120 anos - Foto: José Luiz Mendes

Análise científica
A última grande análise científica de dados demográficos da Terra todo sugere que agora 115 anos pode ser a idade máxima para os humanos. Conforme o estudo, seria extremamente difícil alguém conseguir viver além desse tempo – a menos que a ciência encontre uma saída.

De acordo com o  especialista em genética molecular Jan Vijg, do Albert Einstein College of Medicine (EUA), atingimos o limite da longevidade. "A vida humana tem um limite natural, e que provavelmente nunca iremos ultrapassá-lo. E a partir de agora, este é o limite: os seres humanos nunca viverão mais do que 115 anos", estima Vijg.Vijg e sua equipe analisaram a Human Mortality Database, ferramenta pública de pesquisa que disponibiliza estatísticas sobre população e mortalidade para pesquisadores, estudantes e quem estiver interessado na longevidade humana. 

Limite atingido
Os especialistas descobriram que os saltos nas taxas de sobrevivência atingiram um limite nos anos 1980.E uma análise posterior dos dados da International Database on Longevity, que inclui estatísticas demográficas de países desenvolvidos – como Estados Unidos, Reino Unido, França e Japão – mostraram que ninguém conseguiu passar a marca dos 122 anos. Juntando as análises, os pesquisadores afirmaram que existe um limite natural para a longevidade.Modelos desenvolvidos pelos cientistas mostram que as chances de alguém viver além desse limite são pequenas. “A chance é 1 em 10 mil, extremamente difícil”, detalhou Vijg. 

O sociólogo e geriatra Jay Olshansky, da Universidade de Chicago, concorda com algumas das conclusões da pesquisa, e opina que muitas pessoas acreditam na ideia falsa de que conseguiremos fabricar maneiras de sobreviver por mais tempo por meio da tecnologia médica. Mas o cientista de Chicago discorda do conceito de um “limite natural” para a longevidade. Em artigo da Nature News and Views, Olshansky afirma que isso não é possível.

Bomba-relógio
"Seria como uma bomba-relógio feita para nos matar em idades mais avançadas, o equivalente a montadoras de automóveis desenvolverem um dispositivo explosivo que seria acionado apenas quando o carro chegasse a 1 milhão de quilômetros rodados. A maior parte dos carros sequer chegam a esse número, então seria um dispositivo inútil", pontua Olshansky.


Com informações do portal nytimes.com

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60