Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Suspeitos de realizar fraudes para burlar fila do SUS são denunciados pelo MP

Loading...

EM GUARAPUAVA

Suspeitos de realizar fraudes para burlar fila do SUS são denunciados pelo MP

- Atualizado em 14/10/2016 22:27
Foto: Divulgação/imagem ilustrativa

O Ministério Público do Paraná, representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava, na região central do Estado, apresentou seis denúncias nesta sexta-feira (14) contra 13 pessoas suspeitas de promover fraudes para burlar a lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram denunciados vereadores e assessores, uma ex-diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap) e usuários do SUS.

As denúncias são resultado da Operação Fantasma 2, realizada em março deste ano para investigar a utilização de cargos públicos com a finalidade da prática ilegal de assistencialismo com objetivo ‘eleitoreiro’. De acordo com a denúncia, os vereadores investigados, pessoalmente ou por meio de seus assessores, faziam gestões junto aos órgãos da administração municipal para favorecer indevidamente os cidadãos que os procuravam.

Conforme a denúncia, os suspeitos inseriam informações no sistema informatizado do Cisgap e, com a auxílio da ex-diretora do Consórcio, garantiam prioridade de atendimento a eleitores, alterando irregularmente a lista de espera do SUS. Entre o final de março e o início de abril, o MP-PR já havia oferecido quatro denúncias pelo crime de peculato contra os vereadores e assessores envolvidos.

Peculato
O peculato está previsto no artigo 313-A do Código Penal (“inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano”), com penas previstas de reclusão de dois a doze anos e multa para os condenados.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41