Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Suspeitos de realizar fraudes para burlar fila do SUS são denunciados pelo MP

Loading...

EM GUARAPUAVA

Suspeitos de realizar fraudes para burlar fila do SUS são denunciados pelo MP

Foto: Divulgação/imagem ilustrativa

O Ministério Público do Paraná, representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava, na região central do Estado, apresentou seis denúncias nesta sexta-feira (14) contra 13 pessoas suspeitas de promover fraudes para burlar a lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram denunciados vereadores e assessores, uma ex-diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap) e usuários do SUS.

As denúncias são resultado da Operação Fantasma 2, realizada em março deste ano para investigar a utilização de cargos públicos com a finalidade da prática ilegal de assistencialismo com objetivo ‘eleitoreiro’. De acordo com a denúncia, os vereadores investigados, pessoalmente ou por meio de seus assessores, faziam gestões junto aos órgãos da administração municipal para favorecer indevidamente os cidadãos que os procuravam.

Conforme a denúncia, os suspeitos inseriam informações no sistema informatizado do Cisgap e, com a auxílio da ex-diretora do Consórcio, garantiam prioridade de atendimento a eleitores, alterando irregularmente a lista de espera do SUS. Entre o final de março e o início de abril, o MP-PR já havia oferecido quatro denúncias pelo crime de peculato contra os vereadores e assessores envolvidos.

Peculato
O peculato está previsto no artigo 313-A do Código Penal (“inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano”), com penas previstas de reclusão de dois a doze anos e multa para os condenados.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56