Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novos colégios são ocupados em Apucarana e Ivaiporã

Loading...

PROTESTO

Novos colégios são ocupados em Apucarana e Ivaiporã

Alunos ocuparam ontem o Colégio Estadual Bento Mossurunga Foto: Ivan Maldonado

Mais dois colégios foram ocupados por estudantes na região. Agora são três em Apucarana e um em Ivaiporã. A ocupação é uma resposta à Medida Provisória (MP) 746/2016, que prevê mudanças no ensino médio, e à Proposta de Emenda à Constituição 241, que determina o congelamento dos gastos públicos para os próximos 20 anos. No Paraná, cerca de 250 estão na mesma situação e com aulas suspensas. 

Na quinta-feira (13) de manhã, uma reunião entre estudantes, professores e representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seed), em Apucarana, emitiu documento pedindo a revogação da MP 746/2016.

Em Apucarana, o primeiro colégio ocupado foi o ‘Nilo Cairo’, que fica na área central da cidade, na última segunda-feira (100. Na sequência, os alunos do Colégio Estadual professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis, aderiram ao movimento, que liderado no Estado pela União dos Estudantes Secundaristas (Upes). Ontem à tarde, os estudantes do Colégio Estadual Padre José Canele, no Jardim Ponta Grossa, também decidiram ocupar as instalações.

Em Ivaiporã, o movimento começou com a ocupação do Colégio Estadual Bento Mossurunga, no centro da cidade. Os jovens colocaram faixas na porta da unidade para anunciar a ocupação. O protesto dos estudantes ganhou a simpatia de algumas pessoas da comunidade, que levaram alimentos e produtos de primeira necessidade para os manifestantes, uma vez que eles não podem usar produtos da merenda escolar.
Segundo alguns estudantes, a ocupação em Ivaiporã foi pacífica e não tem prazo para acabar. Eles relatam que pelo menos 40 alunos têm dormido na escola desde a ocupação. Inclusive, com a companhia de alguns pais. (Vanuza Borges)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias