Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Movimento afirma que número de colégios ocupados passa de 250

Loading...

PROTESTOS CONTRA REFORMA

Movimento afirma que número de colégios ocupados passa de 250

- Atualizado em 13/10/2016 17:40
De acordo com a Seed, cerca de 170 mil alunos estão sem aulas em todo o estado em função das ocupações e manifestações dos alunos - Foto: Giovan Valiati / RPC

O número de colégios estaduais ocupados no Paraná nesta quinta-feira (13) já passa de 250, conforma balanço divulgado no fim da manhã pelo Movimento Ocupa Paraná. Estudantes ocupam ainda três campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul, na região central do Estado. Os alunos protestam, entre outras,coisas contra a medida provisória 746 que estabelece reforma no ensino médio. 

Já conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seed), são 180 colégios ocupados e cerca de 170 mil alunos sem aula em decorrência dos protestos iniciados no dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O Paraná tem aproximadamente 350 mil alunos matriculados no ensino médio. São 2,1 mil escolas estaduais.  Destas, 1.525 oferecem o ensino médio. 

A Seed destaca que seminários são realizados em 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) para o discutir sobre a reforma proposta pelo governo federal. Em mensagem nas redes sociais, o governador Beto Richa (PSDB) convocou a população e os estudantes, em especial a Upes, para a discussão. "Eu quero convidar a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas e o seu presidente, o Mateus dos Santos, para que juntos possamos abrir imediatamente um diálogo construtivo", afirmou o governador no vídeo. 

Para o presidente da Upes, o pronunciamento do governador pode ser avaliado como um avanço. No entanto, Mateus disse que precisa conversar com os estudantes que ainda estão ocupando escolas pelo estado. "A Upes não responde sozinha pelos estudantes do Estado do Paraná, que estão ocupando suas escolas. Cada escola apresenta uma posição diferente, uma liderança", pontuou. Santos garantiu que a Upes está aberta ao diálogo.  

Reintegração de posse em 13 escolas
Na quarta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sugeriu aos estudantes de 13 escolas de São José dos Pinhais que desocupem os prédios imediatamente. A Justiça determinou a reintegração de posse de 13 das 19 escolas ocupadas na cidade, mas nesta quinta-feira (13) eles ainda não haviam deixado os prédios, de acordo a Seed. 

A determinação judicial obriga que eles desocupem os colégios em até 24 horas após a notificação. Entre as escolas abrangidas pela determinação está o Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, o primeiro a ser ocupado no Paraná.

Com informações do G1/PR

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60