Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Depen-PR faz parcerias e viabiliza cursos profissionalizantes online para detentos 

Loading...

SISTEMA CARCERÁRIO

Depen-PR faz parcerias e viabiliza cursos profissionalizantes online para detentos 

- Atualizado em 11/10/2016 15:55
No Paraná, cursos online de qualificação profissional para detentos, na modalidade a distância, são ofertados online - Foto: Divulgação/Depen

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) fez um acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Instituto Mundo Melhor (IMM) com o objetivo de desenvolver uma ação conjunta para disponibilizar cursos online de qualificação profissional para detentos, na modalidade a distância.  Com a nova parceria, três novos laboratórios de informática serão instalados, sendo um na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF), outro no Centro de Reintegração Feminino de Foz do Iguaçu (Cresf) e o último no Complexo Penitenciário de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Os novos espaços serão destinados preferencialmente para a população carcerária feminina

Conforme o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, novas iniciativas e políticas vêm sendo adotadas para mulheres em privação de liberdade. "Hoje estamos executando uma grande ação de revisão de pena das mulheres encarceradas com o Projeto Cidadania nos Presídios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Agora com essa nova parceria, buscamos fortalecer ainda mais iniciativas voltadas para esse público. A ideia é que homens e mulheres tenham condições reais para sua reinserção no mercado de trabalho", detalha Cartaxo.

Nove telecentros 
Depen conta com nove laboratórios de informática (telecentros) em unidades penais. A instalação dos novos laboratórios deverá intensificar a oferta de cursos de iniciação e qualificação profissional, presencial e a distância, bem como o aumento do número de apenados em exames online.

“O Estado do Paraná tem estrutura e é modelo na oferta de ações educacionais. Por este motivo, a Ajufe escolheu o Paraná para oferecer sua contribuição no tratamento penal. Esperamos que, inspirados no sistema penitenciário do Paraná, em breve, Ajufe e IMM propiciem a presos de outros estados a mesma oportunidade", ressalta o juiz federal Rafael Wolff. 

Para o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o Instituto tem a preocupação de oferecer contribuição em projetos sociais e lembra que os detentos voltarão à sociedade. “Nós precisamos trabalhar para que eles retornem melhores do que entraram. As empresas também têm a missão de contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade ao seu redor e o IMM surgiu com o objetivo de facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, bem como promover a capacitação profissional. Poder levar isso para os detentos, para que eles tenham condições de levar uma vida digna após cumprirem a sua pena, é uma imensa alegria”, destaca.

O Instituto Mundo Melhor (IMM) já é parceiro do sistema prisional do Estado do Paraná desde 2012, tendo ofertado cursos online para mais de mil presos.

Com informações da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41