MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Depen-PR faz parcerias e viabiliza cursos profissionalizantes online para detentos 

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) fez um acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Instituto Mundo Melhor (IMM) com o objetivo de desenvolver uma ação conjunta para disponibilizar cursos online de qualificação profissi

Da Redação

·
No Paraná, cursos online de qualificação profissional para detentos, na modalidade a distância, são ofertados online - Foto: Divulgação/Depen
Icone Camera Foto por Reprodução
No Paraná, cursos online de qualificação profissional para detentos, na modalidade a distância, são ofertados online - Foto: Divulgação/Depen
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.10.2016, 15:46:00 Editado em 11.10.2016, 15:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) fez um acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Instituto Mundo Melhor (IMM) com o objetivo de desenvolver uma ação conjunta para disponibilizar cursos online de qualificação profissional para detentos, na modalidade a distância.  Com a nova parceria, três novos laboratórios de informática serão instalados, sendo um na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF), outro no Centro de Reintegração Feminino de Foz do Iguaçu (Cresf) e o último no Complexo Penitenciário de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Os novos espaços serão destinados preferencialmente para a população carcerária feminina

continua após publicidade

Conforme o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, novas iniciativas e políticas vêm sendo adotadas para mulheres em privação de liberdade. "Hoje estamos executando uma grande ação de revisão de pena das mulheres encarceradas com o Projeto Cidadania nos Presídios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Agora com essa nova parceria, buscamos fortalecer ainda mais iniciativas voltadas para esse público. A ideia é que homens e mulheres tenham condições reais para sua reinserção no mercado de trabalho", detalha Cartaxo.

Nove telecentros 
Depen conta com nove laboratórios de informática (telecentros) em unidades penais. A instalação dos novos laboratórios deverá intensificar a oferta de cursos de iniciação e qualificação profissional, presencial e a distância, bem como o aumento do número de apenados em exames online.

continua após publicidade

“O Estado do Paraná tem estrutura e é modelo na oferta de ações educacionais. Por este motivo, a Ajufe escolheu o Paraná para oferecer sua contribuição no tratamento penal. Esperamos que, inspirados no sistema penitenciário do Paraná, em breve, Ajufe e IMM propiciem a presos de outros estados a mesma oportunidade", ressalta o juiz federal Rafael Wolff. 

Para o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o Instituto tem a preocupação de oferecer contribuição em projetos sociais e lembra que os detentos voltarão à sociedade. “Nós precisamos trabalhar para que eles retornem melhores do que entraram. As empresas também têm a missão de contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade ao seu redor e o IMM surgiu com o objetivo de facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, bem como promover a capacitação profissional. Poder levar isso para os detentos, para que eles tenham condições de levar uma vida digna após cumprirem a sua pena, é uma imensa alegria”, destaca.

O Instituto Mundo Melhor (IMM) já é parceiro do sistema prisional do Estado do Paraná desde 2012, tendo ofertado cursos online para mais de mil presos.

Com informações da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Depen-PR faz parcerias e viabiliza cursos profissionalizantes online para detentos "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!