Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Laudo pericial confirma autenticidade do agroglifo no PR, diz ufólogo

Loading...

MARCA MISTERIOSA

Laudo pericial confirma autenticidade do agroglifo no PR, diz ufólogo

- Atualizado em 04/10/2016 17:32

O ufólogo Ademar José Gevaerd, editor da revista Ufo, do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores, concluiu laudo pericial das marcas misteriosas que surgiram em uma fazenda, no fim do mês passado, em Prudentópolis, no Paraná. O especialista publicou em sua página pessoal no Facebook que o resultado da análise da imagem confirma a ausência de vestígios de ação humana. Esta é a segunda vez que imagens misteriosas surgem em uma plantação no município em menos de um ano.

“O resultado é de uma figura em que não se encontra qualquer marca da ação humana. E se não é obra humana...”, escreveu Gevaerd.

Segue trecho e link do laudo publicado pelo especialista.

“Diz o laudo em suas conclusões: o desenho é geométrico, simétrico e harmônico, de execução complexa, denotando ser um efeito inteligente. Não é possível que um fenômeno inteligente tenha origem em uma causa que não o seja. Portanto, conclui-se que a causa do fenômeno é inteligente também. Isto posto, verificando que o agroglifo ora examinado apresenta as características constantes nos agroglifos autênticos estudados cientificamente em todo o planeta, concluímos pela sua autenticidade”.

Gevaerd ainda acrescenta a qualificação do perito policial dos quadros do Instituto de Criminalística do Paraná, Toni inajar Kurowski que realizou a análise. “É médico veterinário, professor universitário, policial e perito criminal do instituto de criminalística do paraná, com especialização em identificação veicular e balística forense. É também pós-graduado em metodologia da ciência e mestrado em gestão ambiental. Administrador de cursos específicos na área, tornou-se especialista em exame de fotos e filmes de discos voadores. É membro da comissão brasileira de ufólogos (CBU) e coordenador do grupo de análises de imagens da revista ufo, da qual também é coeditor.

Agora os céticos e detratores podem se recolher”, conclui o especialista.

Em todas as circunferências e círculos o trigo estava deitado em sentido anti-horário, de forma harmoniosa. Foto: Reprodução/Laudo

O perito aponta no laudo que um outro sinal surgiu no trigal entre o período de 12h30 e 14h30 de 28 de setembro (já durante as investigações) compondo o numeral 43. Os especialistas analisaram a imagem e perceberam que ela não segue as mesmas características do restante do sinal. "Sinais sugestivos de ação humana, conforme comumente observado nos falsos agroglifos, quais sejam: desenhos com irregularidades em seu alinhamento, hastes da vegetação quebradas ou partidas, hastes com aspecto ligeiramente entrelaçado, soerguimento progressivo de algumas hastes com o passar do tempo, e relativa assimetria. Pelos achados nesta formação, contrastantes com o constatado no agroglifo, consideramos este novo sinal como falso", consta no documento. 

Assunto divide opiniões
Vários internautas -inclusive o proprietário da fazenda - comentaram sobre a aparição das imagens na plantação. Muitos demonstraram interesse no assunto e aparentam acreditar que realmente trata-se de um fenômeno extraterrestre. Por outro lado, muitos seguidores discordaram e até criticaram os especialistas, apontando falta de tecnicidade no laudo pericial.

O dono da propriedade chegou a dizer nas redes sociais e também a um portal de notícias que “o sinal estava muito mal feito, que teriam sido amigos dele que teriam feito e que ele teria visto a camionete dos amigos através de câmera de segurança da rodovia”. No entanto, os especialistas envolvidos na investigação afirmam que a propriedade não fica perto de rodovias monitoradas. 

Mesmo quem desacredita na existência dos ETs fica intrigado. “A questão não é só a geometria dos desenhos, mas quem consegue dobrar os talos dessa forma parece que o trigo já nasceu dobrado isso é um mistério”, escreveu um internauta logo após afirmar que o desenho "não tem nada a ver com outro planeta".

Segundo Gevaerd, o assunto dos agroglifos rendeu, até segunda-feira (3), nada menos do que 330 mil visualizações, 2,9 mil comentários e mais de 200 mensagens inbox. os vídeos sobre o agroglifo de Prudentópolis no Youtube atingiram, em pouco mais de 48 horas, 25 mil visualizações e centenas de comentários

Surgiram do nada
As marcas surgiram de um dia para o outro, em uma plantação de trigo, entre a noite de segunda-feira (26) e manhã de terça-feira (27). O assunto se espalhou pela cidade e chegou até um fazendeiro que, no ano passado, também encontrou imagens em sua plantação. Ele enviou fotos e vídeos para o especialista que começou a investigar o caso.

Imagem aérea do agroglifo em 2015, em Prudentópolis. Foto: Novelo Filmes

No ano passado, um desenho também apareceu em uma chácara, também em Prudentópolis. Após visitar o local e analisar as imagens, Gevaerd ficou convencido de que era um sinal feito por extraterrestres. Estudiosos consideram um marco na história dos agroglifos no brasil, pois o desenho apresentava maior complexidade do que os registrados anteriormente no país. 

Além de especialistas e de curiosos, o caso de 2015 também atraiu uma produtora que fez um documentário para a History Channel sobre o tema.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41