MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pesquisa revela que pombos sabem distinguir palavras

Pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia e da Universidade de Ruhr, na Alemanha mostra que os pombos podem aprender a distinguir palavras reais de não-palavras, processando visualmente suas combinações de letras.Os pesquisadores descobriram

Da Redação

·
Pombos podem aprender a distinguir palavras reais de não-palavras (Foto: Reprodução/Pixabay)
Icone Camera Foto por Reprodução
Pombos podem aprender a distinguir palavras reais de não-palavras (Foto: Reprodução/Pixabay)
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2016, 09:30:00 Editado em 03.10.2016, 15:32:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia e da Universidade de Ruhr, na Alemanha mostra que os pombos podem aprender a distinguir palavras reais de não-palavras, processando visualmente suas combinações de letras.

continua após publicidade

Os pesquisadores descobriram que o desempenho dos pombos foi semelhante com o apresentado anteriormente em babuínos para este tipo de tarefa complexa. O estudo, publicado na revista científica PNAS -  Proceedings Journal of the National Academy of Sciences , é o primeiro a identificar uma espécie não-primata como tendo habilidades "ortográficas".

Pesquisa revela que pombos sabem distinguir palavras
Foto por Reprodução
continua após publicidade

No experimento, quatro pombos foram treinados para bicar numa tela palavras de quatro letras assim que eram exibidas em contraste com os simbolos tambem apresentados na tela. Os pesquisadores trabalharam com 26 a 58 palavras e mais de 8000 não-palavras.

Para verificar se os pombos estavam aprendendo a distinguir palavras de não-palavras, em vez de apenas memorizar-los, os pesquisadores sistematicamente iam introduzindo palavras que as aves nunca tinha visto antes. Os pombos identificaram corretamente as novas palavras como palavras num desempenho acima do esperado.

De acordo com o primeiro autor do estudo, o Dr. Damian Scarf da Universidade do Departamento de Psicologia da Otago, eles realizaram essa façanha, acompanhando a probabilidade estatística de que "bigramas", pares de letras, como "PT" e "AL", são mais associados às palavras.

continua após publicidade

Professor Onur Güntürkün, um dos co-pesquisadores de do Departamento de Biopsychology da Universidade de Ruhr, diz "que os pombos - separados por milhões de anos de evolução dos seres humanos, mostram uma habilidade surpreendente com o processamento ortográfico”.

Outro dos autores do estudo, o professor Michael Colombo do Departamento de Psicologia da Otago University, diz que "precisamos repensar o uso da expressão 'cérebro de passarinho’ como diminutivo. "

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa revela que pombos sabem distinguir palavras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!