Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça cria aplicativo que ajuda eleitor a localizar seção de votação

Loading...

GUIA

Justiça cria aplicativo que ajuda eleitor a localizar seção de votação

- Atualizado em 01/10/2016 21:24
Aplicativo pode ser baixado na loja Apple Store e Google Play. Foto: DM

Um aplicativo da Justiça Eleitoral foi desenvolvido para ajudar o eleitor a encontrar o local de votação e postos de justificativa, durante as eleições municipais que ocorrem neste domingo (2). O software já está disponível para download de forma gratuita. 

O aplicativo “Onde votar” pode ser baixado na loja Apple Store e Google Play. O guia permite ao usuário uma consulta rápida do endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo país.

Orientações
Neste domingo a população vai eleger os prefeitos e vereadores dos 399 municípios do Paraná para os próximos quatro anos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) destaca algumas orientações para que o eleitor não tenha transtornos no dia do pleito. 

No título de eleitor, estão as informações sobre a zona eleitoral e a seção de votação. É possível verificar os locais de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para fazer a consulta é preciso informar o número do título do eleitor ou os seguintes dados: nome, data de nascimento e o nome da mãe. O resultado da pesquisa pode ser impresso. 

Não esqueça dos documentos. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia da eleição. No entanto, é preciso apresentar um documento oficial com foto, que pode ser: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas. 

O eleitor que não estiver na cidade onde vota pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a seção eleitoral mais próxima. Também é possível apresentar a justificativa até 60 dias após a votação. É necessário justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente. 

No site do TSE também é possível imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral. O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário, em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação.

Atualmente, o Paraná tem 7.869.450 eleitores, 5.044 locais de votação e 26.524 seções, de acordo com o TRE. São mais de 29 mil candidatos a vereador e quase 1,1 mil candidatos a prefeito no Paraná. 

(Com informações do G1 e Portal Brasil)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

APUCARANA 09/12

JOÃO BATISTA MOREIRA JUNIOR, 40 anos

CIRÇA ALVES CARDOZO, 62 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60