Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paranaenses terão bandeira verde na conta de luz em outubro

Loading...

SEM ALTERAÇÃO

Paranaenses terão bandeira verde na conta de luz em outubro

- Atualizado em 01/10/2016 21:24
Bandeira tarifária não sofrerá alteração. Foto: Assessoria

A conta de luz dos paranaenses permanece com a bandeira tarifária verde ao longo do mês de outubro. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de energia, o que acontece quando a bandeira indicada é amarela ou vermelha.Desde abril, a Copel aplica a bandeira tarifária verde. Outubro será o sétimo mês seguido sem a cobrança extra na conta de energia. 

A alteração da cor da bandeira em abril aconteceu em decorrência do aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas de todo o país. A definição da bandeira verde para outubro foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30) e vale para todo o país até o dia 31 de outubro. Na prática, os consumidores deixaram de pagar uma taxa extra, que variava de R$ 1,50 (bandeira amarela) a R$ 4,50 (bandeira vermelha) a cada 100 kWh consumidos.

SISTEMA DE BANDEIRAS - O sistema de bandeiras tarifárias começou a vigorar em janeiro de 2015 para compensar o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e custear o acionamento das usinas termelétricas, cuja produção é mais cara.Essa foi a saída encontrada para adaptar esses gastos extras às tarifas de energia pagas pelos consumidores. 

As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.As bandeiras têm como objetivo sinalizar ao consumidor se o custo da geração de energia no país está mais caro, ajudando as pessoas a consumirem com racionalidade e economizarem na conta de luz. Além disso, a cobrança contribui para diluir, mês a mês, o custo adicional da geração térmica.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60