MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Missão Rosetta prepara-se para um final apoteótico no dia 30, prevê ESA

Daqui a alguns dias a nave-mãe da Missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), vai chegar à superfície do cometa em torno do qual tem orbitado. No começo de 2014, a Rosetta enviou o primeiro sinal de vida após 31 meses de hibernação. Em novembro do

Da Redação

·
Nesta semana os cientistas vão finalmente ver a sonda-mãe da Missão Rosseta chegar a cometa em forma de pato de borracha - Imagem - ciencia-online.net - reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Nesta semana os cientistas vão finalmente ver a sonda-mãe da Missão Rosseta chegar a cometa em forma de pato de borracha - Imagem - ciencia-online.net - reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2016, 14:07:00 Editado em 26.09.2016, 19:12:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Daqui a alguns dias a nave-mãe da Missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), vai chegar à superfície do cometa em torno do qual tem orbitado. No começo de 2014, a Rosetta enviou o primeiro sinal de vida após 31 meses de hibernação. Em novembro do mesmo ano, o módulo Philae aterrou no cometa, enviou alguns dados e depois desapareceu, deixando de conseguir alcançar a energia solar necessária para recarregar as suas baterias. Durante os dois anos subsequentes, a sonda Rosetta realizou análises científicas do cometa. Até que, há apenas alguns dias, o Philae foi encontrado de novo: ficou preso numa pequena fenda. 

continua após publicidade

Nesta semana os cientistas vão finalmente ver a sonda chegar ao cometa. “Agora vamos fazer a nave-mãe aterrar no cometa”, afirma o cientista Paolo Ferri, um dos responsáveis pela missão. A ESA escolheu o dia 30 de setembro como data para fazer a sonda-mãe da Missão Rosetta chegar ao famoso cometa em forma de pato de borracha. 

“Se pegarmos num modelo do cometa, vemos na cabeça do pato, digamos assim, uma região a que chamamos de Ma’at. Trata-se de uma área que nos interessa porque é muito ativa, sobretudo em duas partes onde há cavidades que produzem gases e poeiras. A ideia é conseguir aterrar a Rosetta perto destas cavidades”, afirmou Armelle Hubault, cientista da ESA, ao portal pt.euronews.com

continua após publicidade

Desde que foi lançada até agora, a Rosetta resistiu 12 anos no espaço. Não foi construída para sobreviver a esta próxima etapa. Armelle Hubault explica que “a estrutura de um satélite é muito, muito leve e frágil. A Rosetta não foi de todo concebida para aguentar gravidade. É um satélite que orbita em torno de um cometa, é um corpo muito delicado. Vai acabar por esmagar-se no impacto. A Rosetta vai ficar no cometa para sempre, não há forma de ir buscá-la.”

À medida que o cometa se afasta do Sol, deixa de ser possível alimentar os painéis solares da nave. Os cientistas da ESA avaliam que mesmo com a " morte" da sonda, a oportunidade é única para coletar mais informações sobre o cometa.

“É fantástica, esta descida vertiginosa de cerca de 20 quilômetros diretamente até à superfície do cometa. Isto vai dar-nos uma análise única desde a atmosfera externa até lá em baixo. É algo que nunca foi feito”, destaca Matt Taylor, outro integrante do grupo de cientistas envolvidos Projeto Rosetta.

As informações são do portal pt.euronews.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Missão Rosetta prepara-se para um final apoteótico no dia 30, prevê ESA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!