MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Exercícios melhoram força, resistência respiratória e o equilíbrio dos idosos

Com a opção de ficar menos tempo nas academias e trabalhar o corpo todo em poucos minutos, o público tem recorrido aos treinos funcionais. E não são só os jovens que vêm apostando na modalidade. O treinamento é aconselhável também para a terceira idade

Da Redação

·
Exercícios melhoram a força, resistência respiratória e o equilíbrio. Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Exercícios melhoram a força, resistência respiratória e o equilíbrio. Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2016, 13:08:00 Editado em 25.09.2016, 13:19:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a opção de ficar menos tempo nas academias e trabalhar o corpo todo em poucos minutos, o público tem recorrido aos treinos funcionais. E não são só os jovens que vêm apostando na modalidade. O treinamento é aconselhável também para a terceira idade. A dona de casa Alda Terezinha Scandiuzzi, 66 anos, de Apucarana, começou a frequentar os treinos funcionais há três meses.

continua após publicidade

Ela faz duas aulas por semana de uma hora, além de praticar musculação uma vez por semana. “Me sinto mais disposta com os afazeres domésticos”, reforça. Há seis anos, a academia se tornou aliada na melhora das dores de coluna e dos sintomas da osteoporose da idosa. “Tinha muita dor nas costas e usava até um colete. Desde que comecei a praticar exercícios esses problemas sumiram”, ressalta.

Maria dos Anjos Batista, 61, também é dona de casa e frequenta há três meses os treinos funcionais com Alda. “Me ajudou a recuperar a autoestima. Hoje tenho mais disposição para cuidar de casa. Eu vivia cansada”, conta Maria, que concilia o treinamento com aula de musculação uma vez por semana. “Minha vida é outra depois que comecei a fazer exercícios físicos”, conta.

continua após publicidade

Atividades que auxiliam a capacidade funcional do idoso
A educadora física Silvana Sousa, de Apucarana, explica que é comum após os 60 anos as pessoas diminuírem o ritmo de suas vidas. No entanto, estudos apontam que com o treinamento funcional é possível ser mais ativo e ter uma melhor qualidade de vida nesta idade. “Este treino trabalha algumas capacidades físicas que com o passar dos anos vão ficando mais cansadas, como força, equilíbrio, resistência respiratória e coordenação motora”, explica.

A professora diz que as aulas são realizadas em grupos de, no máximo, 10 pessoas, e podem ser na academia ou ao ar livre, utilizando acessórios, ferramentas ou peso corporal. O treinamento pode durar de 30 a 40 minutos. “Procura-se trabalhar dentro da zona de conforto de cada aluno”, sublinha.

Segundo Silvana, todas as pessoas podem fazer. Porém, é necessário que procure um médico e que a pessoa esteja apta a realizar atividade física. “Os exercícios podem proporcionar uma vida mais saudável e ativa ao idoso”, garante.

A educadora aconselha que antes de começar atividade física, o idoso procure um médico, profissionais qualificados, esteja sempre bem alimentado e hidratado, e use roupas e calçados adequados, e o mais importante, que tenha disposição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Exercícios melhoram força, resistência respiratória e o equilíbrio dos idosos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!