MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ilusão de ótica criada por cientista francês viraliza na internet 

Uma ilusão de ótica criada  pelo cientista francês Jacques Ninio e postada na internet pelo professor de Psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka viralizou no Facebook e no Twitter. Em 24 horas, o quadro enigmático foi compartilhado 7 mil vezes. O idealizador

Da Redação

·
O cientista francês Jacques Ninio criou a ilusão de ótica que, publicada por professor japonês, viralizou no Facebook e no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Icone Camera Foto por Reprodução
O cientista francês Jacques Ninio criou a ilusão de ótica que, publicada por professor japonês, viralizou no Facebook e no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.09.2016, 08:30:00 Editado em 13.09.2016, 17:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma ilusão de ótica criada  pelo cientista francês Jacques Ninio e postada na internet pelo professor de Psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka viralizou no Facebook e no Twitter. Em 24 horas, o quadro enigmático foi compartilhado 7 mil vezes. 

continua após publicidade

O idealizador de videogames americano Will Kerslake tuitou a mesma imagem com a legenda: "Há 12 pontos pretos nas interseções desta imagem. Seu cérebro não o deixará ver todos de uma só vez".Cerca de 12 horas após, mais de 27 mil pessoas tinham interagido com o tuíte. 

Conhecida como Ilusão da Extinção de Ninio, em alusão ao cientista francês Jacques Ninio, a imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em diversas interseções. A maioria das pessoas não consegue ver todos os 12 pontos ao mesmo tempo.

continua após publicidade

RAZÃO
De acordo com especialistas no assunto, quando o olho vê um padrão organizado de uma maneira específica, o cérebro pode não conseguir processar corretamente a imagem. Segundo o próprio Jacques Ninio, quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página.

Para o cientista francês, a confusão se relaciona com o fato de que o cérebro pode coletar informações usando diferentes limiares de contraste em partes diferentes do campo visual.

Com informações da bbc.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ilusão de ótica criada por cientista francês viraliza na internet "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!