MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Campanha do INCA usa esporte contra o tabagismo no Dia Nacional de Combate ao Fumo 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) promove nesta segunda-feira (29), o Dia Nacional contra o Tabagismo,  uma campanha de conscientização com foco no esporte e mais especificamente na Olimpíada do Rio de Janeiro. Com o slogan #MostreAtitude: sem o cigar

Da Redação

·
As doenças causadas pelo tabagismo acarretam aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil - Imagem: Foto: Fotos Públicas
Icone Camera Foto por Reprodução
As doenças causadas pelo tabagismo acarretam aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil - Imagem: Foto: Fotos Públicas
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2016, 06:41:00 Editado em 29.08.2016, 21:05:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) promove nesta segunda-feira (29), o Dia Nacional contra o Tabagismo,  uma campanha de conscientização com foco no esporte e mais especificamente na Olimpíada do Rio de Janeiro. Com o slogan #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde, a campanha visa principalmente sensibilizar pessoas entre 13 e 35 anos.

continua após publicidade

O objetivo da iniciativa é estimular a prática de esportes e desta forma influenciar na prevenção e na interrupção do tabagismo, pois fumar atrapalha o desenvolvimento de atividades físicas. Ao consumir produtos que contêm tabaco, os praticantes de esportes diminuem sua capacidade física, principalmente em relação à respiração. De acordo com o Inca, enquanto pratica esporte, quem fuma fica cansado com mais facilidade; sofre com falta de ar; tem resistência reduzida e poder de reação mais demorado.

Os benefícios de parar de fumar são notados de imediato. De acordo com o Inca, após duas horas sem cigarro, a nicotina deixa de ser detectada na corrente sanguínea, após oito horas, o nível de oxigênio normaliza-se e, até 24 horas depois, os pulmões funcionam melhor. Dois dias depois da última tragada, já é possível perceber melhor cheiros e sabores e, após um ano, o risco de infarto do miocárdio cai pela metade.

continua após publicidade

Dados do levantamento Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, do Ministério da Saúde, houve redução de 33,8% no número de fumantes adultos nos últimos 10 anos, sendo que 10,4% da população das capitais brasileiras mantêm o hábito de fumar. Em 2006, o percentual era de 15,7% para o conjunto das capitais. Os homens permanecem como os que mais fazem uso do tabaco (12,8%), e as mulheres fumantes representam 8,3% do total da população feminina das capitais. Há 10 anos, esse número era de 20,3% entre os homens e de 12,8% entre as mulheres.

200 MIL MORTES POR ANO
O Ministério da Saúde, alerta que, apesar da redução do número de fumantes, as doenças causadas pelo tabagismo acarretam aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil. O tabaco é um fator importante no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como câncer e problemas pulmonares e cardiovasculares. 

ADESIVOS E PASTILHAS
A rede pública de saúde oferece medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona para quem quiser parar de fumar. Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2013, 73,1% das pessoas que tentaram parar de fumar conseguiram tratamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Campanha do INCA usa esporte contra o tabagismo no Dia Nacional de Combate ao Fumo "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!