MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

China teve "Grande Dilúvio" há 4 mil anos, aponta pesquisa científica

Arqueólogos e geólogos liderados por Qinglong Wu, da Universidade de Pequim, encontraram evidência de uma inundação catastrófica (Grande Dilúvio) ocorrida no vale do Rio Amarelo, na China há cerca de 4.000 anos. Paralelamente, foi descoberto nas margens d

Da Redação

·
Esqueletos em caverna na China: mortes ocorreram há quatro mil anos, após terremoto seguido de inundação - Crédito da foto: Cai Linhai
Icone Camera Foto por Reprodução
Esqueletos em caverna na China: mortes ocorreram há quatro mil anos, após terremoto seguido de inundação - Crédito da foto: Cai Linhai
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2016, 22:00:00 Editado em 04.08.2016, 22:18:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Arqueólogos e geólogos liderados por Qinglong Wu, da Universidade de Pequim, encontraram evidência de uma inundação catastrófica (Grande Dilúvio) ocorrida no vale do Rio Amarelo, na China há cerca de 4.000 anos. Paralelamente, foi descoberto nas margens da extinta represa um sítio arqueológico de relevante significado histórico.

continua após publicidade

Tomando como base registros da primeira dinastia Xia, os pesquisadores se aprofundaram em histórias de uma grande inundação, que consagrou o Imperador Yu com "grande salvador, que ganhou bênção do celestial" após a dragagem de canais para escoar a água. 

Os cientistas chineses supõem que o dilúvio ocorreu após um deslizamento de terra, causado por um terremoto, que resultou em represa natural maciça em todo o Rio Amarelo. 

continua após publicidade

ÁGUA SUBIU 800 "PÉS"
Conforme publicação na revista Science desta sexta-feirada (4),  pelas laterais restantes do vale formado após o Grande Dilúvio é possível constatar que a água teria subido cerca de 800 "pés" acima do nível atual do rio.Os pesquisadores detalharam ainda que o mesmo terremoto que represou o rio, destruiu uma aldeia chamada Lajia. 

Fissuras causadas pelo terremoto estão totalmente preenchidas com sedimentos da inundação, se caracterizando como depósito de terra feito pelo vento.

Com informações do New York Times

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "China teve "Grande Dilúvio" há 4 mil anos, aponta pesquisa científica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!