MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Túneis em pirâmide Maia abrigam tesouro com 50 mil peças arqueológicas

No sul do México, na antiga cidade Maia de Palenque, os arqueólogos descobriram um sistema hidráulico sob a tumba do rei Pakal, conhecido como "Pirâmide Maia", alterando tudo o que se sabia até agora sobre este local,  confirmou ontem (25) o Instituto Nac

Da Redação

·
Os arqueólogos descobriram um sistema hidráulico sob a tumba do rei Pakal, conhecido como
Icone Camera Foto por Reprodução
Os arqueólogos descobriram um sistema hidráulico sob a tumba do rei Pakal, conhecido como
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2016, 18:35:00 Editado em 27.07.2016, 00:03:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No sul do México, na antiga cidade Maia de Palenque, os arqueólogos descobriram um sistema hidráulico sob a tumba do rei Pakal, conhecido como "Pirâmide Maia", alterando tudo o que se sabia até agora sobre este local,  confirmou ontem (25) o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México. Nas galerias foi encontrado um tesouro com mais de 50 mil peças arqueológicas.

continua após publicidade

De acordo com pesquisadores, a descoberta foi resultado de escavações nas fundações do Templo das Inscrições, no qual está a sepultura de K'nich Janaab, conhecido como Rei Pakal, uma dos poucas criptas em pirâmides pré-hispânicas na América, construções que tinham mais finalidades cerimoniais e políticos do que funerários.

"Pela câmara funerária do governante passa um sistema de canais no subsolo do templo", afirmou em conferência o arqueólogo Filipe González, diretor do projeto. Segundo ele, esta é uma descoberta que muda completamente a teoria original sobre a construção da emblemática pirâmide da cidade, abandonada antes do ano 900 a.C.

continua após publicidade

A rede completa de canais, construída no século VII a.C., "está disposta em níveis e orientações diferentes e deveria ter sido desenhada muito antes da pirâmide ter sido projetada", observou o arqueólogo que dirige o projeto, em artigo publicado no site do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Por sua proximidade com a câmara funerária, a 1,70 metros abaixo do nível da sua parede norte, "o complexo sistema hidráulico de canais, possivelmente reproduzia de forma simbólica a nascente e o caminho que levava Pakal para as águas do mundo subterrâneo".

SISTEMA HIDRÁULICO
Uma nova peculiaridade dessa pirâmide é que agora se sabe que o sistema hidráulico "foi o ponto de partida a partir do qual se erigiu a pirâmide e cujo objetivo era associar Pakal II, o grande senhor de Palenque, com estes aquíferos".Palenque não é o nome maia original da cidade abandonada no século VIII, mas sim Bàak', no que agora é o sul do estado de Chiapas, próximo da bacia do rio Usumacinta, que desagua no Golfo do México.

continua após publicidade

Foram encontrados minerais, pedras preciosas e figuras talhadas na madeira, escondidos dentro de um túnel subterrâneo com mais de 100 metros de extensão, no complexo de Teotihuacan, no México, e que não era acessado há mais de 1800 anos. Como os objetos estavam no teto e nas paredes, os especialistas acreditam que os teotihuacanos queriam recriar o submundo. 

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE 
Declarada patrimônio da humanidade pelas Nações Unidas, a cidade pré-hispânica de Teotihuacan foi fundada há cerca de 2.500 anos e lá se encontram as famosas pirâmides do Sol e da Lua. Ela teve seu apogeu entre os anos 250 e 500 d.C., quando sua população chegou a 150 mil habitantes, erguendo-se como um dos maiores centros urbanos do planeta, depois de Constantinopla e Alexandria.

Túneis em pirâmide Maia abrigam tesouro com 50 mil peças arqueológicas
Foto por Reprodução

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Túneis em pirâmide Maia abrigam tesouro com 50 mil peças arqueológicas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!