MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Situações de temporais, granizo e vendavais exigem precauções especiais

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná do Paraná divulgou nesta quinta-feira (14) algumas recomendações especiais para evitar mais problemas em dias de tempestade, vendaval e granizo. Conforme técnicos do órgão, quando o telhado da

Da Redação

·
Em situações de tempestade, vendavais e granizo, quando o telhado da residência for danificado, os moradores tendem a subir até o local para realizar o conserto - Foto: Divulgação/imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Em situações de tempestade, vendavais e granizo, quando o telhado da residência for danificado, os moradores tendem a subir até o local para realizar o conserto - Foto: Divulgação/imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.07.2016, 07:17:00 Editado em 14.07.2016, 17:39:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná do Paraná divulgou nesta quinta-feira (14) algumas recomendações especiais para evitar mais problemas em dias de tempestade, vendaval e granizo. Conforme técnicos do órgão, quando o telhado da moradia é danificado, os moradores tendem a subir até o local para fazer reparo

continua após publicidade

Conforme a Defesa Civil, estatisticamente já foi comprovado que a maioria dos acidentes nesse período se dá após a ocorrência da situação climática, quando os estragos são consertados. Por essa e outras razões alguns cuidados são fundamentais para evitar acidentes. 

A Defesa Civil do Paraná destaca algumas dicas para evitar esse tipo de acidente:

continua após publicidade

Primeiramente, evite realizar o trabalho sozinho, tenha sempre um acompanhante que possa ajudar e auxiliar na segurança. 

Antes de realizar o conserto do telhado, proteja seus bens juntando-os e cobrindo-os com lona ou plástico, e desligue os equipamentos eletrônicos das tomadas. Assim você poderá trabalhar com mais calma.  

Coloque sapatos bem ajustados, com solas de borracha e cadarços amarrados.

continua após publicidade

Cheque o peso máximo que a sua escada suporta, esta informação deve estar num adesivo colado nela, evite usá-la se o seu peso for maior. 

Inspecione a escada procurando qualquer parte solta ou quebrada. Não use escada quebrada e verifique se, nos degraus, há óleo, graxa, lama ou outras substâncias escorregadias. 

Ache um lugar sólido e plano para firmar a escada. Se possível, coloque os pés dela na terra ou na grama ao invés de concreto. Antes de levantá-la, verifique se o trilho de cima está perto de fios elétricos ou qualquer outra área perigosa. 

continua após publicidade

Se a escada for de extensão, verifique as traves. Ela deve se estender três degraus acima do telhado para garantir uma passagem segura. 

Suba cautelosamente no telhado, tirando devagar o seu peso da escada. Fique agachado para ajudar a manter o equilíbrio. 

continua após publicidade

Engatinhe ou escorregue alguns metros para longe da beira do telhado. Quando estiver a uma distância confortável da borda, fique de pé cuidadosamente.  

Não pise diretamente sobre as telhas, mas sim sempre nas tábuas que devem ser dispostas como passarelas.

Não sobrecarregue o beiral do telhado, pois esse não foi projetado para suportar peso. • Nunca armazene telhas sobre o telhado. 

continua após publicidade

Se possível utilize o cinto de segurança tipo paraquedista com dois talabartes, providenciando-se previamente os meios necessários a sua fixação de forma a possibilitar a locomoção do usuário sobre o telhado (cabo-guia). 

Cheque o telhado com a sua mão para ver se está escorregadio. Verifique se há mofo, algas ou água, que farão com que você escorregue. Se estiver liso, realize o conserto outra hora. 

Em dias de chuva ou de muito vento, ou enquanto as telhas estiverem úmidas, não execute serviços sobre o telhado, mesmo com o uso de passarela de madeira.

Situações de temporais, granizo e vendavais exigem precauções especiais
Foto por Reprodução

18 MIL AFETADOS POR CHUVA - Boletim atualizado divulgado no começo da noite de quarta-feira (13) pela Defesa Civil do Paraná indica que a chuva que caiu sobre o Paraná nas últimas 24 horas deixou 17.935 afetados, em 29 municípios. Com 4.910 afetados e 800 desalojados, Santo do Lontra, no sudoeste do estado, é a cidade mais afetada do Paraná.

De acordo com o Simepar, o tempo permaneceu instável durante a quarta-feira nas regiões Oeste, Sudoeste, Campos Gerais, Curitiba e Região metropolitana e Litoral. “Houve incidência de ventos em algumas regiões, mas mais fracos que os verificados durante a madrugada”, detalhou o meteorologista Samuel Braun. A previsão é de que a chuva continue na madrugada e durante toda esta quinta-feira, principalmente no Sul e Sudoeste.

CONTATO PERMANENTE - A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está em permanente contato com os municípios para colher dados e definir as ações de apoio à população. Já foram distribuídas 260 bobinas de lona para proteção emergencial de residências nas regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).

Situações de temporais, granizo e vendavais exigem precauções especiais
Foto por Reprodução

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Situações de temporais, granizo e vendavais exigem precauções especiais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!