MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

​Cientistas desenvolvem menor aparelho do mundo

Pesquisadores da universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram o menor aparelho já feito pelo homem. Possuindo apenas alguns bilionésimos de metro de tamanho, o aparelho energiza-se a partir da luz. O mecanismo pode tornar-se a base de futuras m

Da Redação

·
Fonte da foto: Polímero aquecido em expansão, por Yi Ju, da Universidade de Cambridge
Icone Camera Foto por Reprodução
Fonte da foto: Polímero aquecido em expansão, por Yi Ju, da Universidade de Cambridge
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2016, 03:04:00 Editado em 17.08.2016, 15:00:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores da universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram o menor aparelho já feito pelo homem. Possuindo apenas alguns bilionésimos de metro de tamanho, o aparelho energiza-se a partir da luz.

O mecanismo pode tornar-se a base de futuras máquinas criadas com nanotecnologia, as quais serão capazes de mover-se na água, sentir o ambiente ao seu redor e até mesmo entrar em células vivas para combater enfermidades.

PARTÍCULAS DE OURO
De acordo com a Cambridge Network, o protótipo é feito de pequenas partículas de ouro eletrizadas, as quais são unidas por polímeros sensíveis a mudanças de temperatura, em forma de gel. Quando a "nano-máquina" é aquecida até certa temperatura, o polímero expele toda a água do gel e se desfaz, processo que deixa as partículas de ouro ligadas em pequenos aglomerados. 

continua após publicidade


Ao ser resfriado o aparelho, os polímeros absorvem água e se expandem, enquanto as partículas de ouro se separam rapidamente. Os resultados foram divulgados na revista científica PNAS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "​Cientistas desenvolvem menor aparelho do mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!