MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Polícia prende 34 pessoas monitoradas com tornozeleiras eletrônicas no PR

Uma operação realizada nesta segunda-feira (18) pela Polícia do Paraná, em Curitiba e seis cidades do Interior do Estado, resultou na prisão de 34 pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas.  Batizada de “Operação GPS”, a ação foi coordenada pelo Centro I

Da Redação

·
Operação GPS resultou na prisão de 34 pessoas monitoradas com tornozeleiras no Paraná - Foto: Divulgação/Sesp
Icone Camera Foto por Reprodução
Operação GPS resultou na prisão de 34 pessoas monitoradas com tornozeleiras no Paraná - Foto: Divulgação/Sesp
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2016, 16:11:00 Editado em 27.04.2020, 19:51:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma operação realizada nesta segunda-feira (18) pela Polícia do Paraná, em Curitiba e seis cidades do Interior do Estado, resultou na prisão de 34 pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas.  

Batizada de “Operação GPS”, a ação foi coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com apoio do Departamento de Execução Penal (Depen). A “Operação GPS” aconteceu em Curitiba, Rio Branco do Sul, Piraquara, Jataizinho, Ribeirão do Pinhal, Grandes Rios, São Pedro do Ivaí, Maringá, Londrina e Cascavel.

MANDADOS DE PRISÃO
Foram expedidos 35 mandados de prisão depois que os agentes penitenciários relataram ao Poder Judiciário as infrações cometidas pelas pessoas monitoradas pelas tornozeleiras. A transgressão mais frequente é o desligamento do equipamento eletrônico – o que é proibido. Dois monitorados que são alvos da “Operação GPS” não foram detidos porque a tornozeleira estava desligada – e são considerados foragidos. 

LACRE

Todas as vezes em que há rompimento do lacre da tornozeleira ou desligamento (seja provocado ou por falta de bateria) um sinal é acionado no CICC. Na sequência, os agentes mantêm contato com o monitorado para que o equipamento seja utilizado de forma correta. Hoje 2.505 pessoas são monitoradas no Paraná.

continua após publicidade


DESLIGAMENTO PROPOSITAL
A polícia suspeita que alguns dos monitorados desligam ou deixam de recarregar as tornozeleiras propositalmente para praticar delitos. A maioria dos alvos da operação foi por roubo e recebeu da Justiça o benefício da tornozeleira eletrônica. Com as violações cometidas, os detentos perdem o benefício e têm regressão no regime prisional. 

“Esta operação é um recado para os presos que usam a tornozeleira eletrônica. No Centro Integrado de Comando e Controle conseguimos monitorar via satélite todos os passos dos monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Qualquer violação será imediatamente comunicada ao Poder Judiciário”, disse o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

“O uso da tornozeleira é uma importante política de desencarceramento e muito benéfica ao preso, poupando os indivíduos dos efeitos do encarceramento e favorecendo a ressocialização, a reinserção na sociedade”, completou o secretário. 


Preso violou regras de uso 47 vezes
no primeiro bimestre deste ano


Um dos beneficiados com o uso da tornozeleira presos nesta segunda-feira violou 47 vezes as regras de uso da ferramenta de monitoramento, entre janeiro e fevereiro de 2016, de acordo com relatório da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp). Em uma delas, ele ficou por 19 horas com o equipamento desligado por falta de bateria, conforme consta em relatório do Sistema de Acompanhamento de Custódia.

Entre os presos estão ainda três mulheres: duas presas por tráfico e uma por homicídio. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda adaptada calibre 22 e 14 munições para a arma, uma luneta, uma lanterna com mira, um simulacro de revólver, um soco inglês e uma munição calibre 32. 

continua após publicidade

As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia prende 34 pessoas monitoradas com tornozeleiras eletrônicas no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!