Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Humanos procriaram com neandertais antes do que se pensava

EVOLUÇÃO HUMANA

Humanos procriaram com neandertais antes do que se pensava

Os neandertais são nossos parentes evolutivos mais próximos. Alguns autores os consideram uma sub-espécie de Homo sapiens. Foto: National Geographic

Cientistas descobriram evidências de que nossa espécie - Homo sapiens sapiens - procriou com seu parente evolutivo mais próximo, o neandertal, - Homo neanderthalensis - há mais de 100 mil anos, de acordo com um estudo publicado nesta quarta (17) na revista Nature.

Uma análise do genoma de uma mulher neandertal cujos restos foram encontrados nas montanhas Altai no sul da Sibéria, próximas a fronteira com a Mongólia, detectou resíduos de DNA de Homo sapiens, sinal de ato sexual ocorrido entre as espécies.

Já era fato para a comunidade científica que ocorreram cruzamentos entre as duas espécies entre 47.000 e 65.000 anos atrás. Entretanto, a nova descoberta é ainda mais antiga, o que significa que os humanos deixaram a África em um período anterior ao que se acreditava.