Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exportação de congelados pelo Porto de Paranaguá aumenta 14% em 2015

Loading...

LITORAL DO PARANÁ

Exportação de congelados pelo Porto de Paranaguá aumenta 14% em 2015

Porto de Paranaguá registra aumento de 14% em exportações de congelados Foto: Divulgação

A exportação de carnes congeladas pelo Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, registrou um aumento de 14% em 2015, conforme dados divulgados pelo Governo do Paraná no domingo (14). De acordo com o governo estadual, o porto movimentou 1,91 milhão de toneladas no ano, enquanto que, em 2014, exportou 1,67 milhão de toneladas dos produtos.

A preferência por Paranaguá para exportações de congelados subiu devido aos investimentos nas operações e na logística de acesso ferroviário. Segundo o Governo do Estado, Paranaguá é o porto brasileiro com a melhor recepção ferroviária para contêineres e, por isso, tornou-se o líder nacional na exportação de congelados.
“O modal ferroviário é uma opção mais econômica para o produtor. Com custos mais baixos para o escoamento, Paranaguá se confirmou como a melhor opção para o escoamento de carnes congeladas”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Ainda de acordo com ele, a Ferroeste, por exemplo, dobrou a capacidade de operação em função dos investimentos feitos nos últimos anos. 

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, explica que os investimentos na modernização do porto também foram fundamentais para dar mais agilidade às operações e impulsionar a movimentação desse tipo de carga, que em 2014 já tinha apresentado 15,5% de aumento em relação ao ano anterior. 

“O Paraná é um grande produtor de frangos congelados, por exemplo. Para suprir a demanda destes clientes, planejamos projetos de expansão do cais e aquisição de novos equipamentos que atendem ao padrão de agilidade que a produção do Estado precisa”, diz. ContêinersO aumento na exportação de congelados foi fundamental para que a circulação de contêineres continuasse crescendo em Paranaguá. Em 2015, foram movimentados 786 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 3,7% superior ao registrado em 2014. Na exportação, a alta foi de 2,5%, com 389 mil TEUs. Na importação, o crescimento no ano foi de 4,9%, com 396 mil TEUs movimentados.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60