Os avanços feitos no campo da inteligência artificial em breve permitirão que os robôs façam praticamente tudo o que os humanos fazem, ameaçando milhões de empregos nos próximos anos, alertaram especialistas na área neste sábado (13).
"Estamos chegando ao tempo em que as máquinas serão capazes de superar os humanos em praticamente qualquer tarefa," disse Moshe Vardi, diretor do Instituto de Ciência da Informação da Rice University, Texas.
Vardi afirmou que sempre haverá necessidade de trabalho humano no futuro, mas a substituição do homem pela máquina poderia levar a mudanças drásticas no panorama mundial, não havendo mais profissões seguras, além homens e mulheres igualmente afetados.
A automatização e a robotização já revolucionaram o setor industrial nos últimos 40 anos, aumentando a produtividade, mas cortando gastos com salários.
Nos Estados Unidos, a criação de empregos na manufatura atingiu seu pico em 1980, e se encontra caindo desde então, acompanhada de salários estagnados para a classe média, afirmou Vardi. Hoje existem mais de 200.000 robôs industriais no país e esse número continua a crescer.
Hoje a pesquisa está focada no raciocínio das máquinas, e o progresso neste campo nos últimos anos tem sido espetacular, afirmou Vardi. Segundo seus cálculos, 10% dos empregos de motorista do país irão desaparecer devido ao surgimento de carros que não precisem ser guiados nos próximos 25 anos, por exemplo.
Fonte: Daily Mail, por AFP
Deixe seu comentário sobre: "Robôs inteligentes ameaçam milhões de empregos"