Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pássaros gigantes e sem asas vagavam pelo Ártico Canadense há 50 milhões de anos

Loading...

PALEONTOLOGIA

Pássaros gigantes e sem asas vagavam pelo Ártico Canadense há 50 milhões de anos

Um pássaro da espécie Gastornis, que habitou o território conhecido atualmente como Nuvanut, há mais de 50 milhões de anos. Fonte: cbc.ca

Há mais de 50 milhões de anos, o Ártico Canadense era um lugar quente e úmido, habitado por jacarés, tartarugas gigantes e - como foi descoberto recentemente - pássaros gigantes sem asas.

Um novo estudo feito por cientistas da Academia Chinesa de Ciências de Pequim e da Universidade do Colorado em Boulder confirmou que um osso fossilizado de um dedo do pé descoberto nos anos 70 na ilha de Ellesmere pertenceu a um membro da espécie Gastornis.

O pássaro, o qual cientistas acreditam ter possuído a estatura de um humano, cabeça com tamanho igual a uma de cavalo e peso de vários quilos, vagou pelo Ártico durante o período Eoceno, entre 50 e 53 milhões de aos atrás, alimentando-se de folhas, nozes, sementes e frutas de casca dura.

O dedo - um achado raro, uma vez que os ossos de pássaros não duram tanto quanto os de mamíferos ou répteis - foi encontrado nos anos 70 por uma equipe de paleontologia composta por Mary Dwanson, Robert (Mac) West, Howard Hutchinson e Malcom  McKenna.

O item permaneceu "perdido" na lista de fósseis até que os autores resolveram compará-lo com ossos de Gastornis encontrados no Wyoming datando do mesmo período. Fósseis dessa espécie também foram encontrados na Ásia e na Europa.

Estudando o passado para compreender o futuro

As descobertas ajudam a deduzir com o que o Ártico se parecia durante o período Eoceno, quando a ilha de Ellesmere ainda era uma área quente e cheia de pântanos.

Isso, por sua vez, nos fornece uma ideia de como as mudanças climáticas poderão alterar o ambiente setentrional. Para desenvolver modelos climáticos acurados capazes de prever o futuro, os cientistas precisam de dados concretos do passado - especialmente de antigos períodos de calor no Ártico.

Fonte: cbc.ca, por Sheen Goodyear

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41