Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vespas voam de costas para garantir que encontrem seu caminho de volta

Loading...

ZOOLOGIA

Vespas voam de costas para garantir que encontrem seu caminho de volta

​Quando vespas da areia saem de sua casa pela manhã, elas analisam o ambiente ao redor do ninho para garantir que consigam achar o caminho de volta. Fonte: abc.net.au

Quando vespas da areia saem de sua casa pela manhã, elas analisam o ambiente ao redor do ninho para garantir que consigam achar o caminho de volta, concluiu um estudo feito usando câmeras de alta velocidade.

O estudo de campo, publicado na revista Current Biology, é o primeiro a reproduzir o que um inseto observa quando está voltando para seu lar, afirmou o co-autor do trabalho, professor Jochen Zeil da Universidade Nacional de Pesquisas Biológicas da Austrália.

"Elas olham para o ninho do ponto de vista de seu retorno futuro," continuou ele.

"É como quando você sai de um hotel em um lugar com o qual você não está familiarizado. Para garantir que você irá reconhecê-lo quando voltar, você se vira conforme vai saindo. É uma maneira eficiente de obter a informação necessária para voltar."

Já se sabia que os insetos usavam voos de orientação para encontrarem o caminho de volta na floresta, mas até agora, não se sabia que informação eles usavam no processo e nem como a usavam.

Para investigar essa questão, Dr. Zeil e seus colegas usaram duas câmeras de alta velocidade para gravar o breve voo de orientação de fêmeas da espécie Cerceris australis.

Os pesquisadores registraram tanto a trajetória tridimensional do voo quanto a direção para qual os insetos olharam no período.

Analisando os resultados, eles perceberam que as vespas voam em um padrão de zigue-zague, se afastando e aumentado a altitude aos poucos, e observando seu ninho de vários ângulos para garantir que encontrem o caminho de volta. O Dr. Zeil afirma que a pesquisa pode auxiliar na fabricação de robôs de movimentação autônoma.

Fonte: ABC News, por Anna Saleh

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60