Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Centenas de galáxias são descobertas em zona evitada pelos cientistas até recentemente

ASTRONOMIA

Nossa própria galáxia, a Via Láctea, bloqueava nossa visão do céu até recentemente. Fonte: dailymail.co.uk

Um total de 833 galáxias foram encontradas em uma região do céu ocultada por nossa própria Via Láctea, e um terço dessas ainda eram desconhecidas para a ciência.

Esse grupo de galáxias e seus movimentos agora está sendo usado para estudar um fenômeno conhecido como "Grande Atrator", que atrai nossa galáxia e várias outras galáxias em sua direção com uma grande força gravitacional.

As novas galáxias se encontram relativamente próximas à Terra, a uma distância de cerca de 250 milhões de anos-luz.

Até agora, elas estavam ocultadas de nossa vista devido ao brilho e concentração de estrelas da Via Láctea.

As galáxias foram reveladas quando um instrumento chamado 21-cm multibeam receiver foi equipado ao grande rádio telescópio Parkes, de Nova Gales do Sul. Isso permitiu que ele ele conseguisse identificar o que se encontrava após as nuvens de poeria que espreitam a Via Láctea.

Essa região é conhecida como "Zona Evitada", devido a dificuldade oferecida pra se observar objetos distantes.

As descobertas foram publicadas na revista científica Astronomical Journal.

Fonte: Daily Mail