MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Baratas: Indestrutíveis, e instrutivas para fabricantes de robôs

As baratas podem servir de modelo para um novo robô que deverá rastejar por escombros para encontrar sobreviventes ou coletar informações após desastres, de acordo com cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA.Kaushik Jayaram e Robert J. Ful

Da Redação

·
As baratas se locomovem de uma maneira tão eficiente por locais estreitos que servirão de modelo para robôs de resgate. Foto: Google Imagens
Icone Camera Foto por Reprodução
As baratas se locomovem de uma maneira tão eficiente por locais estreitos que servirão de modelo para robôs de resgate. Foto: Google Imagens
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2016, 00:45:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As baratas podem servir de modelo para um novo robô que deverá rastejar por escombros para encontrar sobreviventes ou coletar informações após desastres, de acordo com cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA.

continua após publicidade

Kaushik Jayaram e Robert J. Full, os quais trabalham com tecnologia inspirada em biologia, começaram a dar atenção às baratas devido a duas características pelas quais elas são conhecidas: Agilidade e a capacidade de passar por lugares muito estreitos.

Os cientistas fizeram os insetos correrem por fendas e outros locais com pouco diâmetro, cada vez menores. Depois os submeteram a uma pressão 900 vezes maior do que seus respectivos pesos.

continua após publicidade

Os insetos passaram por uma fenda do tamanho de duas pequenas moedas em menos de um segundo. Sobreviveram à pressão, e mesmo após isso ainda conseguiam se mover cerca de 20 "corpos" por segundo.

Elas conseguem aguentar a pressão não porque seus exoesqueletos são flexíveis, mas porque são compostos por rígidas placas conectadas por tecidos mais leves. Quando esmagadas e tem suas pernas amassadas, elas recorrem a um meio de locomoção que ainda não havia sido estudado. As pernas amassadas conseguem exercer uma força suficiente para mover o corpo rapidamente contra o atrito ao qual ele é exposto ao ser pressionado contra duas superfícies.

Dr. Full afirmou que o valor da pesquisa  seria que a estrutura das baratas e sua movimentação poderiam funcionar melhor do que outros designs para explorar construções desabadas após catástrofes.

continua após publicidade

Nenhuma das baratas foi ferida durante o experimento, nem mesmo as que foram submetidas às maiores pressões, afirmou Dr. Full.

Fonte: The New York Times

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Baratas: Indestrutíveis, e instrutivas para fabricantes de robôs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!