Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Parasita que se reproduz em felinos 'pode alterar o comportamento de pessoas infectadas'

Loading...

RISCO

Parasita que se reproduz em felinos 'pode alterar o comportamento de pessoas infectadas'

Alguns estudos ligaram o parasita a distúrbios psicóticos em humanos. Fonte: independent.co.uk

Um estudo feito observando o Toxoplasma gondii, parasita que possui como hospedeiro definitivo felinos em geral, descobriu que ele faz com que chipanzés sejam atraídos pelo cheiro da urina de leopardo, seu único predador natural. Estudos anteriores já haviam demonstrado que ratos infectados perdiam seu medo natural de gatos.

"Felinos são infectados após consumirem presas infectadas. Logo, o medo natural em relação aos gatos por parte dos ratos representa um obstáculo para o parasita", afirmou a Dra. Clémence Poirotte, do Centro de Ecologia Evolutiva e Funcional  de Montpeiller, França, e principal autora do estudo.

As conclusões do estudo apoiam a ideia de que o parasita T. Gondii também pode influenciar no comportamento de pessoas infectadas, possivelmente quando é levado ao cérebro pela corrente sanguínea, onde faz alterações na amídala, região responsável pelo medo.

Vários estudos indicaram que o T. Gondii pode afetar a personalidade das pessoas infectadas retardando seus reflexos ou tornando-as mais propensas a correr riscos. Alguns estudos conectaram o parasita a distúrbios psicóticos como o suicídio, e a doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia.

Fonte: The Independent

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 24/02

MARIA DE OLIVEIRA MARICATO, 74 anos
CACILDA LEITE DE SOUZA, 82 anos

IVAIPORÃ 23/02

MARIA JOSÉ PEREIRA, 90 ANOS
MARTA MARIA DA SILVA OLIVEIRA, idade não divulgada
SEBASTIANA RECHE RIBEIRO, 87 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48