Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 coisas que você provavelmente não sabia sobre a tabela periódica e seu inventor, Dmitry Mendeleiev

Loading...

CURIOSIDADES

5 coisas que você provavelmente não sabia sobre a tabela periódica e seu inventor, Dmitry Mendeleiev

Novos elementos são continuamente descobertos e adicionados à Tabela Periódica. Fonte: independent.co.uk

Dmitry Mendeleiev, o químico russo que publicou o que hoje é conhecido como a primeira tabela periódica, recebeu uma homenagem na página inicial do Google, para comemorar o que seria seu aniversário de 182 anos.

O inventor formulou a ideia de uma lei periódica, a qual foi usada para registrar os elementos que existem em nosso universo.

Estudada por crianças do mundo todo, a tabela periódica inicialmente possuía 56 elementos. No presente momento existem 118.

Aqui estão cinco fatos que você provavelmente não sabia sobre a tabela periódica e sobre Mendeleiev.

O elemento 115 se decompõe muito rapidamente


O ununpêntio, elemento extremamente radioativo, de número atômico 115, possui um tempo de meia vida de apenas 220 milissegundos. Foi declarado elemento químico em dezembro de 2015, após ter sido descoberto por uma equipe de cientistas russos.

Mendeleiev gostava de jogos de cartas


Graças a sua paixão pelo jogo paciência, Mendeleiev escreveu o nome e o peso de cada elemento em cartas, agrupando-os em seguida como se estivesse jogando. Ele percebeu que elementos com propriedades semelhantes formariam grupos, que depois poderiam ser agrupados em colunas ordenadas por número atômico.

Ele previu elementos que ainda seriam descobertos


Uma das coisas mais geniais que Mendeleiev fez com a tabela periódica foi deixar lacunas onde ele sabia que deveriam haver elementos, mas que ainda não haviam sido descobertos. Com isso em mente, conseguiu descobrir a massa do Gálio, Escândio, e Germânio.

Uma grande parte dos elementos é artificial


Apenas 90 dos 115 elementos podem ser encontrados na natureza. Dos que não podem, o Tecnécio foi o primeiro a ser sintetizado. Foi descoberto em 1937 por Carlo Perrier e Emilio Segre. 

Alguns elementos podem "se transformar" em outros


Elementos radioativos possuem núcleos instáveis. Isso significa que elementos como o urânio, por exemplo, decaem em elementos químicos mais leves.

Fonte: The Independent

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41