MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ninhada de "dragões" é aguardada em caverna na Eslovênia

Criaturas com aparência semelhante a de dragões habitam cavernas da Eslovênia. Com a ajuda de biólogos, uma nova ninhada deve chocar em um aquário especial, acessível por metrô.Os ovos foram botados por um olm, um anfíbio que habita cavernas e cujo corpo

Da Redação

·
Um olm, pequena criatura anfíbia que habita cavernas. Fonte: nytimes.com
Icone Camera Foto por Reprodução
Um olm, pequena criatura anfíbia que habita cavernas. Fonte: nytimes.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2016, 01:00:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Criaturas com aparência semelhante a de dragões habitam cavernas da Eslovênia. Com a ajuda de biólogos, uma nova ninhada deve chocar em um aquário especial, acessível por metrô.

continua após publicidade

Os ovos foram botados por um olm, um anfíbio que habita cavernas e cujo corpo longo e pernas curtas fez com que pessoas da Idade Média pensarem ser filhotes de dragões.

Embora não cuspa fogo, o olm possui várias características semelhantes à criatura mitológica. Pode viver por cem anos e sobreviver sem comida por 10. Não enxerga, mas caça usando sua audição e olfato, além de poder detectar campos elétricos e magnéticos,

continua após publicidade

Olms fêmeas se reproduzem a cada seis anos e se tornam sexualmente maduras aos 15. O aquário, localizado em um ponto turístico conhecido como Postjona Cave, já havia esperado filhotes em 2013, mas nenhum dos ovos chocou e vários foram consumidos por outros olms do aquário, explica Saso Weldt, um biólogo que trabalha no local.

"É raro e excitante", contou o Sr, Weldt sobre a oportunidade de tentar novamente. "Eu estava pulando de alegria quando fiz o primeiro e o segundo. É uma coisa que você definitivamente não vai querer perder quando é um biólogo trabalhando em uma caverna."

Weldt afirmou que dessa vez a equipe tomou novas medidas para certificar que a ninhada tenha mais chances de sobreviver. Foram tirados do aquário todos os outros olms além da mãe e seus ovos. A previsão é que ela botará de 30 a 60 ovos em um período de uma semana a vinte dias. Algumas semanas depois, espera-se que eles choquem

continua após publicidade

"É a mais icônica criatura da caverna", disse Weldt. "Esperamos que em alguns meses possamos afimar que temos filhotes de dragão."

Fonte: The New York Times

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ninhada de "dragões" é aguardada em caverna na Eslovênia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!