Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dois municípios do Paraná estão sobre vulcões extintos

Loading...

CENTRO DE ERUPÇÃO

Dois municípios do Paraná estão sobre vulcões extintos

Município de Cruz Machado, na região sul do Paraná, abriga vulcão extinto - Foto: cruzmachado.com

Dois municípios do Paraná estão sob vulcões extintos ou solos vulcânicos. Apucarana (norte do Estado - ver abaixo) e o município de Cruz Machado na região sul do Estado abrigam vulcões adormecidos. Foram dois geólogos da Mineropar, Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, que descobriram um centro de erupção vulcânica exposto na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado.

De acordo com Licht, mesmo sabendo que 60% do Estado do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral, ainda não havia  sido identificado um centro eruptivo. O centro de erupção vulcânica bem como todo o processo de erupção do Grupo Serra Geral são extintos e não representam risco, conforme Licht. 

O centro de erupção tem aproximadamente 134,7 milhões de anos. Os geólogos identificaram esta idade aproximada baseados em um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália), David Thiede e Paulo Vasconcelos.

APUCARANA/ATLAS 
- Existe um vulcão adormecido sob a Catedral Nossa de Lourdes, em Apucarana? A resposta a essa pergunta, que integra o imaginário apucaranense há décadas, é respondida em um trabalho inédito realizado pela professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria, como tese de doutorado: o Atlas Municipal Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Apucarana

Não há um vulcão sob a catedral de Apucarana, aponta Atlas, mas apenas solo vulcânico - Foto - Arquivo/imagem ilustrativa

O trabalho, de 151 páginas, é apresentado pela autora como a pesquisa mais completa e abrangente já realizada no município envolvendo história, geografia e ambiente.  A professora explica na pesquisa que, na verdade, o solo de Apucarana está inserido no período geológico de formação Jurássico-Cretáceo, entre 142 e 65 milhões de anos atrás.


 “Nesse período ocorreu intenso vulcanismo e derrame de lavas, originando basalto, que se espalhou por vasta área, por meio de fendas abertas na superfície terrestre. A decomposição do basalto deu origem aos solos férteis conhecidos como 'terra roxa'”, explica Maria do Carmo no tópico “solos” do atlas.O solo vulcânico, na verdade, está presente em todo o município e não apenas sob a Catedral Nossa Senhora de Lourdes no centro.

Professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria Foto - Tribuna do Norte

TERRA ROXA - "É a nossa terra roxa", diz. Segundo a professora, esse tipo de relevo pode ser encontrado numa faixa de terras que vai do Sul do Estado de São Paulo até a região Noroeste do Paraná. Apucarana fica no meio de uma placa tectônica e um vulcão para eventualmente entrar em atividade precisaria estar entre placas tectônicas. "A pergunta sobre o 'vulcão da catedral' é muito comum e sempre aparece na sala de aula", comenta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias