Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paraná participa de evento da ONU sobre redução de riscos e desastres

Loading...

CALAMIDADES NATURAIS

Paraná participa de evento da ONU sobre redução de riscos e desastres

Paraná participa de evento da ONU sobre redução de riscos e desastres - Foto: AEN

O Paraná vai participar da Conferência das Nações Unidas sobreCiência e tecnologia para a redução do risco de desastres, em Genebra, na Suíça, entre os dias 27 e 29 de janeiro. Nesse evento serão definidas as ações a serem realizadas pela comunidade acadêmica e científica nos próximos 15 anos (2015-2030). Participam do encontro internacional as comunidades científicas e tecnológicas, agentes políticos, profissionais e investigadores de todas as regiões geográficas, em níveis locais, nacionais, regionais e internacionais.

A Conferência, intitulada como Science and technology conference on the implementation of the sendai framework for disaster risk reduction, é um dos eventos mais importantes para comunidade científica na área de redução dos riscos de desastres. As decisões irão apoiar a implementação do Marco de Sendai (documento) para a Redução do Risco de Desastres, aprovado na Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas realizada na cidade de Sendai, no Japão, entre os dias 14 e 18 de março de 2015.A diretora acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (Cedep), Danyelle Stringari, já embarcou para participar da Conferência.

“Esse é um dos eventos mais importantes do mundo na área. A partir dele é possível traçar as ações para reduzir os desastres para os próximos 15 anos e deixaremos de atuar apenas em situações de reparo”, explica Danyelle, que representará o Paraná no evento. A Conferência é organizada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR) com o Grupo Consultivo Científico e Técnico (Stag), o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU); das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Universidade das Nações Unidas (UNU) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

MARCO DE SENDAI
 - O novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres foi aprovado em março de 2015, no Japão, e tem metas para serem cumpridas até 2030. O foco principal do tratado é em relação à prevenção de riscos de desastres e perdas de vida, meios de subsistência e saúde e dos ativos econômicos, físicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas, empresas, comunidades e países. Todos os documentos e os vídeos podem ser acessados no site da Conferência www.wcdrr.org/homeCENTRO

UNIVERSITÁRIO
 - O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) visa estimular, agregar e formar uma rede de universidades cooperadas públicas e privadas em torno das ações necessárias para a redução de riscos de desastres, extrapolando o modelo convencional do funcionamento restrito a um departamento ou a apenas uma universidade.Esse modelo é vinculado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e consiste em um órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), inserindo-se diretamente na estrutura da Casa Militar do Governo do Paraná, relacionando-se também com o Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Ceprodec), com a Divisão de Proteção e Defesa Civil (DPDC) e com as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 01/12

ALZIRA GUERINO, 88 anos
MARCOS ANTÔNIO PEGORER, 52 anos
ARMANDO TOALIARI, 79 anos

APUCARANA 01/12

JESUÍNO JOSE RIBEIRO, 84 anos
CLEMENTE LEITE DA SILVA, 77 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56