Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saúde faz pente fino em mutirão contra a dengue em Curitiba

Loading...

CERCO AO AEDES

Saúde faz pente fino em mutirão contra a dengue em Curitiba

Servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba fizeram na tarde dessa quinta-feira (21) uma varredura em busca de focos do mosquito Aedes aegypti no entorno da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Sítio Cercado, e no comércio da Rua Izaac Ferreira da Cruz. Curitiba, 21/01/2016 - Foto: Gabriel Rosa/SMCS

Servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba fizeram na tarde dessa quinta-feira (21) uma varredura em busca de focos do mosquito Aedes aegypti no entorno da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Sítio Cercado, e no comércio da Rua Izaac Ferreira da Cruz. A ação contou com o apoio de 40 agentes da Saúde e gestores da Administração Regional do Bairro Novo.

A ação começou pela própria UPA. No pátio e no entorno foi feita uma espécie de pente fino em locais em que poderia haver focos do mosquito. O diretor do Distrito Sanitário do Bairro Novo, Joari Stahlschimidt, afirmou que é preciso fazer a lição de casa para servir de exemplo à comunidade. “Geralmente dizem que em casa de ferreiro o espeto é de pau, mas isso definitivamente não funciona aqui, pois temos total ciência de que é primordial e obrigatório fazermos da UPA uma referência de cuidado contra a doença”, afirma.

Depois do pente fino na UPA, os agentes seguiram para a Rua Izaac Ferreira da Cruz, onde foi feita vistoria em 250 estabelecimentos comerciais e prestada orientação de prevenção e combate ao mosquito aos empresários, funcionários e clientes. Também foi feito um trabalho de conscientização da importância do envolvimento e participação da comunidade com a distribuição de folhetos explicativos e esclarecimento de dúvidas pelos agentes. Stahlschimidt destaca que o objetivo da ação é, primordialmente, a educação e conscientização dos moradores e comerciantes para prevenir e combater os focos do mosquito. 

"É importante alertar e divulgar o assunto o máximo possível, para que possamos estar sempre um passo antes do mosquito", afirma. Perfil A Rua Izaac Ferreira da Cruz é uma das principais vias da região e tem uma grande e variada rede de comércio local. Priscila Vargas, agente comunitária da região, afirma que a atuação é feita de acordo com o perfil local, observando detalhes diferenciados. 

Servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba fizeram na tarde
dessa quinta-feira (21) uma varredura em busca de focos do mosquito
Aedes aegypti no entorno da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)
24 Horas Sítio Cercado, e no comércio da Rua Izaac Ferreira da Cruz
Foto: Gabriel Rosa/SMCS



"Como o fluxo de gente nessa área é bem maior, estamos alertando e verificando o acúmulo de lixo em recipientes impróprios, recipientes propícios em frente aos comércios e caixas de água destampadas", diz. Para o morador e comerciante local Laurêncio de Oliveira a ação foi muito esclarecedora. Ele afirma que muitas vezes, os cuidados são aplicados apenas em residências.

"Mas é preciso ter os mesmos cuidados com os locais de trabalho e em estabelecimentos públicos, a exemplo do que foi realizado na UPA. “Foi bem esclarecedora a forma como as agentes explicaram os perigos dos focos aqui, pois pensamos que estávamos livres por conta do alto fluxo de gente, mas na realidade estamos mais propensos aos riscos”, pondera.

Capacitação - Nessa sexta (22), das 8h às 10h, será realizada a capacitação da primeira turma de multiplicadores de informações sobre dengue, zika e chikungunya no Distrito Sanitário do CIC, que contará com a participação de 60 pessoas, incluindo agentes comunitários, coordenadores locais, conselheiros locais de saúde e demais secretarias da Regional CIC.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60