MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pesquisadores veem relação entre esportes e chegada do zika ao Brasil

Pesquisas apuram a possibilidade de o vírus que lançou o Brasil em estado de alerta ter aportado aqui durante um torneio esportivo em 2014.Transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e da chikungunya, o vírus zika deve fazer 500 mil vítimas até o final de d

Da Redação

·
Pesquisadores veem relação entre esportes e chegada do zika ao Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução
Pesquisadores veem relação entre esportes e chegada do zika ao Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.01.2016, 07:17:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisas apuram a possibilidade de o vírus que lançou o Brasil em estado de alerta ter aportado aqui durante um torneio esportivo em 2014.

Transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e da chikungunya, o vírus zika deve fazer 500 mil vítimas até o final de dezembro, segundo o Ministério da Saúde. Os sintomas mais leves incluem febre baixa, manchas vermelhas no corpo e coceira, conforme o site valor.com.br.

Os mais graves incluem associação com microcefalia em bebês e com a síndrome de Guillain-Barré, que paralisa os músculos do corpo. Agora, trabalhos científicos tentam mapear como o microrganismo chegou ao Brasil, 67 anos após ser isolado pela primeira vez em um macaco rhesus em Uganda, na floresta Zika - daí o nome. 

continua após publicidade

Rota - O vírus isolado em Natal em março deste ano não é o da linhagem africana - é mais parecido com o tipo estudado na Ásia. 

Por isso, acredita-se que o vírus que está circulando por aqui tenha vindo de áreas como a Polinésia Francesa e o sudoeste asiático. As suspeitas de parte dos pesquisadores recaem sobre dois torneios esportivos. Artigo científico assinado por pesquisadores da Polinésia Francesa sugere que o zika aportou no Rio de Janeiro com participantes do Va'a World Sprint, campeonato mundial de canoagem realizado em agosto de 2014.

continua após publicidade

Participaram da competição, realizada na lagoa Rodrigo de Freitas, atletas de quatro áreas do Pacífico - Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Ilhas Cook e Ilha de Páscoa, que pertence ao Chile. 

Outro estudo aponta a possibilidade de o zika ter vindo para cá com o fluxo de turistas da Copa do Mundo. Segundo artigo assinado pelo pesquisador brasileiro Dennis Fujita, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, durante o mundial de futebol, entraram diretamente na Bahia 129 asiáticos vindos de locais onde havia circulação do vírus no continente (o número não considera países como China, Japão, Coréia e Israel). 

Rota sul-americana - O fato de o zika que está no Brasil ter vindo da Polinésia Francesa tem explicação científica simples, dizem especialistas. Foi lá, em 2013, que se registrou a primeira grande epidemia de zika da história. Em fevereiro de 2014, turistas do país foram ao Tapati Rapa Nui, festival de cultura da Ilha de Páscoa, que pode ter funcionado como ponte entre Polinésia e América do Sul. Estuda-se também a hipótese de o vírus que circula hoje no Brasil ter saído de lá. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisadores veem relação entre esportes e chegada do zika ao Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!