Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Padre de PG vai desmontar avião após realizar sonho

Loading...

VONTADE DE VOAR

Padre de PG vai desmontar avião após realizar sonho

Albino Dziadzio diz que protótipo surgiu de um sonho de criança e de um propósito de fé - Foto: aRede.info/Jornal da Manhã

Entre o primeiro pronunciamento do Padre Albino Dziadzio sobre o projeto de construção de um avião e o encontro com a imprensa realizado na manhã de ontem em Ponta Grossa, na na Igreja Nossa Senhora do Monte Claro, no núcleo Santa Maria, foram longos 20 anos.

Foi neste período que o sonho de infância e a prova de fé literalmente ganharam asas através do protótipo batizado de Borboleta Branca II. “Fiz o avião por dois motivos: o esportivo que era pra realizar o sonho infantil de voar e o segundo, mais importante, que foi pela Fé”, disse.

Apesar de ser totalmente autoral, o projeto possui itens comuns aos de aeronaves em operação. Entre eles estão flaps funcionais, asas com aerofólios para garantir aerodinâmica e sustentação durante os voos e um painel de instrumentos que incluem dois velocímetros, barômetro e até um botão que aciona um compartimento de resfriamento de emergência do motor, quase tudo feito por ele mesmo.

“Foram mais de cinco mil horas de ferramentas na mão, tirando a pintura automotiva e a parte elétrica. Dediquei boa parte de meu tempo de descanso da atividade sacerdotal a este projeto”, destacou. O religioso garante que o avião está pronto para voar, cita até um teste de solo que chegou a ser realizado com relativo sucesso.

Porém, Dziadzio descarta levantar voo completo com o Borboleta Branca II. “Sinceramente não penso mais em voar com ele, mas a mensagem de fé que eu desejava transmitir com a construção já foi cumprida graças a toda essa atenção da mídia”, explica. Entre as curiosidades do avião criado está o fato de ter sido todo feito com alumínio de bobina; usar motor de Santana Quantum 2.0; e ter o modelo das asas com cursas aerodinâmicas incorporado após um amigo piloto do padre rejeitar as asas retas propostas inicialmente.

AERÓDROMO
Mudança de status interferiu no projeto


Nesta quinta-feira, o pároco deve iniciar o desmonte temporário do protótipo. Ele ficará guardado por até um ano, período em que o religioso aviador espera voltar a ter condições de manter as asas do sonho abertas. “A situação de nosso aeródromo de Ponta Grossa mudou, subiu de status para aeródromo comercial com operação IFR. E essas alterações são muito grandes e caras para um homem simples como eu”, finaliza.


Fonte:aRede.info/Jornal da Manhã

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56