MAIS LIDAS
VER TODOS

Novidade

Mini Coutryman JCW tem cara de SUV, viés esportivo, motor de 306 cv e tração 4x4

Publicado em 1886, O Médico e o Monstro, livro escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson, conta a história do dr. Henry Jekyll, que tem a capacidade de se transformar no malvado Edward Hyde. No mundo dos carros, o também britânico Mini Countryman JCW po

Da Redação

·
Mini Coutryman JCW tem cara de SUV, viés esportivo, motor de 306 cv e tração 4x4
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.06.2020, 09:39:59 Editado em 04.06.2020, 09:39:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Publicado em 1886, O Médico e o Monstro, livro escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson, conta a história do dr. Henry Jekyll, que tem a capacidade de se transformar no malvado Edward Hyde. No mundo dos carros, o também britânico Mini Countryman JCW pode ser descrito como a personificação automotiva do protagonista da novela gótica por encarnar varias personalidades em um único corpo. O SUV é, ao mesmo tempo, compacto e amplo, confortável e esportivo, ágil no asfalto e dotado de virtudes para encarar piso ruim, com suspensão elevada e tração 4x4.

continua após publicidade

Com preço sugerido no Brasil a partir de R$ 289.990, o modelo tem motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina que gera potência de 306 cv e torque máximo de 45,8 mkgf. O câmbio é automático de oito velocidades. Há opção de trocas manuais na alavanca e por meio de hastes atrás do volante.

Outra faceta dessa versão é a vocação para acelerar. A sigla JCW, de John Cooper Works (Cooper preparava os primeiros carros de competição da marca), é garantia de que o SUV é pensado também para as pistas. Isso se faz presente no controle de largada, por exemplo.Graças ao sistema, que permite arrancar quando todo o vigor do motor está disponível, o Mini Countryman JCW, que pesa cerca de 1.600 kg, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. De acordo com informações da marca, o motorista/piloto pode acionar esse recurso cerca de 100 vezes antes de levar o carro para a revisão.

continua após publicidade

Como a carroceria é alta (tem 1,56 metro, ante 1,43 m dos outros Mini), os mais experientes poderão tentar fazer o carro escorregar em curvas fechadas. Isso se as suspensões independentes nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multibraço na traseira) permitirem.Contribuem com a boa estabilidade a direção com assistência eletro-hidráulica. Assim como as rodas de liga de 18 polegadas e os pneus 225/45.

Como o torque máximo surge a partir das 1.750 rpm e o câmbio estica bem as marchas altas, basta pisar forte no acelerador para o carrinho disparar. Há três opções de modos de condução: Green, Mid e Sport.

O primeiro, focado no gasto de gasolina, faz mais sentido para uso nas cidades. O Mid, como o próprio nome entrega, mistura o Green com algum nível de prazer ao volante. Já o Sport, meus amigos, esse sim é para quem gosta de dirigir.

continua após publicidade

Ao ser acionado, a eletrônica deixa o carro mais permissivo. As marchas são "encurtadas", as respostas da direção ficam mais diretas e o ronco do motor ganha um quê de atrevimento. E se você curte uma estradinha de terra, não se aflija.

Com 16,5 cm, a distância livre do solo é quase 2 cm maior que a dos Mini convencionais. É claro que o Countryman JCW não é um carro off-road, mas encara sem medo aquele trecho entre o asfalto e a porta do sítio. E a tração 4x4 por demanda garante passagem livre sobre grama molhada, poças e alguma lama.

Tudo isso é acompanhado de conforto e uma boa dose de requinte. Os bancos são de couro, o ar-condicionado de duas zonas de atuação tem regulagem digital e a tela de 8,8 polegadas do sistema multimídia conta com vários modos de exibição.

continua após publicidade

O dispositivo, aliás, é compatível com Apple CarPlay. E o sistema de som da marca Harman-Kardon tem 12 alto-falantes. Entre outros destaques há retrovisor interno eletrocrômico e teto solar panorâmico.

Boas soluções tecnológicas também são o head up display e os faróis de LEDs. Ainda assim, o Mini tem sistemas, digamos, mais "raiz", como o ajuste manual dos bancos por alavancas.

continua após publicidade

E se você tem família, o Countryman cuidará bem dela. A cabine leva cinco pessoas com relativo conforto e a capacidade do porta-malas é de 450 litros.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido: R$ 289.990

continua após publicidade

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gas.

Potência (cv): 306 a 5.000 rpm

Torque (mkgf): 45,8 a 1.750 rpm

continua após publicidade

Câmbio: Automático, 8 m.

Comprimento: 4,3 metros

continua após publicidade

Altura: 1,56 metro

Porta-malas: 450 litros

Fonte: Mini

PRÓS E CONTRAS

PRÓS - VERSATILIDADE

Britânico agradará tanto os que gostam de acelerar quanto aqueles que preferem passeios na terra.

CONTRAS - PREÇO

Com o valor do Mini, dá para comprar um

Tiguan 2.0 350, versão de topo VW, e um Chevrolet Onix.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Classifcar

    Deixe seu comentário sobre: "Mini Coutryman JCW tem cara de SUV, viés esportivo, motor de 306 cv e tração 4x4"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!