MAIS LIDAS
VER TODOS

Inovação

Servidora de Arapongas cria simulador para treinamento de hemodiálise

Renata Cândido da Silva irá participar do Congresso de Simulação Clínica SUN 2022, em São Paulo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2022, 16:27:19 Editado em 24.08.2022, 16:29:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A graduanda de enfermagem e servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cândido da Silva, de Arapongas, é responsável pelo desenvolvimento de um simulador que humaniza e descomplica a capacitação de profissionais da área em procedimentos de hemodiálise. A ideia central para a criação da startup, denominada Projeto Ishá (Eva em hebraico), é o de amenizar risco à saúde dos pacientes que têm insuficiência renal, além do aperfeiçoamento das práticas pelos profissionais responsáveis.

continua após publicidade

Notei que, os questionamentos em relação ao procedimento são feitos na frente do paciente, que naturalmente está numa situação delicada e fica inseguro. Eu realmente tive uma inspiração divina e decidi me dedicar nesse estudo. O primeiro protótipo da solução levou cinco meses para ficar pronto e foi desenvolvido em um manequim de loja. A inovação obteve sucesso em seu primeiro teste e o treinamento dos técnicos e enfermeiros foi reduzido de 90 para 15 dias

- Renata Cândido da Silva, Servidora pública
continua após publicidade

O prefeito Sérgio Onofre parabenizou a profissional pelo empenho e dedicação, colando o poder público à disposição para contribuir. “ A sensibilidade de uma profissional da saúde, que notou a necessidade de maior capacitação em prol dos pacientes. Alvo muito inovador e, que vai ao encontro das reais necessidades da área. É uma honra tê-la como parte da nossa Secretaria de Saúde. Vamos contribuir para grandes passos neste sentido”, pontou. A visita também foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, secretário da Semude, Nilson Violatto, e vereadores Cecéu e Marcelo Junio.

Transformação em negócio

Para transformar a criação em negócio, ela procurou a prefeitura de Arapongas, que indicou o Sebrae. “Fizemos o acolhimento da startup e como a prefeitura tem um contrato com o Sebrae oferecendo horas de consultorias encaminhamos a Renata para participar desse trabalho. Essa é uma das ferramentas que utilizamos para dar suporte aos empreendedores”, destaca o secretário municipal de desenvolvimento, inovação e renda de Arapongas, Nilson Carlos Stefani Violato.

Ele acrescenta ainda que o projeto deve integrar Programa João de Barro – que estabelece marco legal, políticas públicas e ações executivas para implantação de espaços de incubadoras e aceleradoras de empresas para interagir com a vocação do município e promover a inovação na tecnologia e na modelagem dos negócios – vinculado ao “Arapongas - Cidade Inteligente”, busca o desenvolvimento de estratégias em segmentos de inovação, capacitação, vocacionamento e empreendedorismo, sendo esses os pilares do Plano de Desenvolvimento de uma Arapongas Smart City. Tendo o Sebrae como parceiro.

continua após publicidade

Premiação

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren) reconheceu a relevância da invenção para o setor da saúde durante a Semana da Enfermagem, realizada em Curitiba. Renata foi premiada na categoria pesquisadora. Com tantas possibilidades, a empreendedora avalia duas propostas: uma parceria com uma empresa internacional de simuladores e outra para a criação de um curso de pós-graduação. “Minha prioridade é montar um instituto de treinamento de hemodiálise. Pretendo montar uma clínica e inserir nas universidades como formação de base”, planeja Renata.

Congresso em Sp

Segundo Renata, o projeto foi classificado para participar do Congresso de Simulação Clínica SUN 2022, em São Paulo, de 08 a 10 de setembro. O formato será digital como e-Pôster. “ Será mais um importante passo para concretização deste grande projeto. A ideia é que logo o protótipo ganhe o mercado e beneficia profissionais e pacientes”, citou.

Colaboração: Sebrae

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Servidora de Arapongas cria simulador para treinamento de hemodiálise"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!