Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Devotos comemoram Dia de Santo Antônio em Arapongas

Loading...

RELIGIOSIDADE

Devotos comemoram Dia de Santo Antônio em Arapongas

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Arapongas, iniciou a venda dos bolos. Foto: Sérgio Rodrigo

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Arapongas, iniciou a venda dos bolos alusivos ao santo, que tem seu dia comemorado nesta terça-feira (13). Milhares de pessoas adquiriram os pedaços da guloseima, que é tradicionalmente recheada com pequenas imagens de Santo Antônio. Elas são a esperança para quem pretende arrumar sua cara-metade por intermédio do ‘santo casamenteiro’.

A tradição diz que quem encontrar o santinho no bolo vai ter sorte no amor. “São 3 mil pedaços de bolo. A preparação envolve 25 pessoas. Toda a arrecadação será revertida para a manutenção da própria paróquia”, explica uma das coordenadoras, Suleide Aparecida de Carvalho.Os pedaços foram vendidos a R$ 4. A comercialização do bolo aconteceu a partir das 17 horas de ontem, no salão paroquial. 

“As vendas foram muito boas. A maioria das pessoas compra mais de um pedaço. E eu garanto que funciona: muitas pessoas já voltaram aqui dizendo que encontraram o santinho no bolo e se casaram pouco tempo depois”, afirma Suleide.

Muita gente compareceu à paróquia logo no início da entrega dos pedaços, como a nutricionista Naiara Cristina. “Estou namorando já há alguns anos e vim aqui para ver se consigo casar. Já avisei para o meu namorado que, se eu achar o santinho, ele não escapa”, brinca.Mas muitas pessoas que vão até a paróquia não estão procurando pela fama de ‘casamenteiro’ do santo. “Já sou casada, não estou procurando marido (risos). Venho porque sou devota de Santo Antônio. Moro perto da paróquia e compro o bolo todos os anos”, diz a dona de casa Ilma Suguihara.
Neste ano, a venda dos pedaços de bolo fecha as comemorações do Dia de Santo Antônio. 

O tradicional ‘Festão de Santo Antônio’, que chegou a sua 25ª edição neste ano, foi realizado de sexta-feira e domingo, nos últimos dois finais de semana. A paróquia recebeu cerca de 30 mil pessoas nos seis dias de festa.Decorado por 700 alunos de catequese de toda a comunidade, o salão paroquial foi o principal palco da festa. Comidas e bebidas típicas foram servidas em barracas. Os festejos ainda contaram com as tradicionais pescaria, quadrilha e fogueira. Hoje acontece ainda a última Trezena em Devoção ao Padroeiro.

O SANTO
Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua, na Itália, aos 36 anos. Ele foi sacerdote da Ordem dos Franciscanos, se destacando na luta pela justiça e a valorização dos mais humildes. A fama de casamenteiro se fez porque o santo ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para se casar.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias