Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Revisão biométrica começa no mês de junho em Arapongas

Loading...

NOVO SISTEMA

Revisão biométrica começa no mês de junho em Arapongas

Mais de 88 mil eleitores devem passar pelo procedimento na Comarca de Arapongas, que inclui Sabáudia. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou nesta semana o calendário de realização da revisão biométrica na Comarca de Arapongas, que compreende também o município de Sabáudia. O procedimento será realizado entre os dias 12 de junho e 17 de novembro.

Ao todo, 88.166 eleitores deverão ir até o Fórum Eleitoral de Arapongas para realizar a revisão biométrica. São 82.413 de Arapongas e 5.753 de Sabáudia.  Os prefeito Sérgio Onofre (PSC), de Arapongas, e Hugo Manueira (PSD), de Sabáudia, ainda vão se reunir com o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, para definir detalhes desse processo.

Segundo o chefe de cartório do Fórum Eleitoral de Arapongas, Alex Petruci, o juiz eleitoral responsável pela biometria em Arapongas ainda não escolhido. No entanto, ele antecipa que a meta é realizar a revisão biométrica em 80% dos eleitores dos dois municípios. Ao contrário de Apucarana, que já passou pelo processo entre o final de 2015 e abril de 2016, em Arapongas o próprio TRE-PR irá contratar os funcionários para trabalhar na revisão biométrica. Em Apucarana, a Prefeitura foi responsável por essa tarefa. Por outro lado, o município será parceiro ajudando na estrutura necessária para atender os eleitores, com o fornecimento de tendas e outros equipamentos necessários.

Atualmente, o Fórum Eleitoral de Arapongas conta com quatro servidores do tribunal, três estagiários, quatro servidores requisitados (cedidos de outro órgão), além de dois juízes eleitorais. “Ainda não sabemos o número de pessoas que serão contratadas para auxiliar na revisão biométrica”, diz. 

Ele observa ainda que os eleitores poderão fazer o agendamento pela internet. No entanto, esse serviço ainda não está disponível. “Tudo ainda depende dessa reunião do presidente do tribunal com os prefeitos”, assinala Petruci. 

Entre junho e novembro, quando estiver ocorrendo a revisão biométrica, o Fórum Eleitoral de Arapongas vai ampliar o atendimento, que hoje é feito das 12 às 19 horas, passando a atender das 8 às 18 horas. Os documentos necessários para a revisão são o título de eleitor, CPF, documento de identificação com foto e um comprovante de residência em nome do titular, dos pais ou cônjuges de, no máximo, três meses anteriores. Petruci observa que o Fórum já está fazendo a revisão biométrica daquelas pessoas que comparecem ao local para regularizar a situação devido a outros problemas. 

Estimativa
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deu início dia 23 de fevereiro ao Projeto Biometria 2017, que levará o novo sistema a 159 novos municípios do Estado. Os municípios de Cerro Azul, Rio Negro e União da Vitória já iniciarão a revisão biométrica em abril. Até março de 2018, o Paraná contará com aproximadamente 82% de seu eleitorado apto a votar em urnas biométricas, segundo estimativa do TRE-PR.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias