Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Compra PR capacita micro e pequenos empresários para participar de licitações 

Loading...

ARAPONGAS

Compra PR capacita micro e pequenos empresários para participar de licitações 

- Atualizado em 11/10/2016 11:27

Com o objetivo de preparar e estimular a participação de micro e pequenas empresas, e também de microempreendedores individuais, em licitações, compras públicas e governamentais, o Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a Federação das Associações Comerciais e Empresários do Estado do Paraná (Faciap) e a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), realizam o Programa Compra Paraná na cidade de Arapongas.

Durante os meses de outubro e novembro serão oferecidas várias capacitações e consultorias aos empresários interessados em participar de licitações. Eles também receberão o planejamento das compras do poder público municipal para o primeiro semestre de 2017 e poderão participar de caravanas de compras.

O consultor do Sebrae/PR, Julio Cesar Rodrigues, explica que as caravanas levam os empresários que querem vender para a prefeitura ao centro de distribuição do município. “Lá, eles são orientados e atendidos pelos compradores públicos sobre como acessar os editais, participar de licitações, e também podem apresentar seus produtos e serviços aos pregoeiros”, afirma. Rodrigues destaca que a principal barreira para a participação nos certames é o desconhecimento do processo. 

“Os micro e pequenos empresários acreditam ser muito burocrático, ou que não têm capacidade para atender a demanda, e também que a prefeitura não paga em dia. Queremos desconstruir essa percepção, mostrar que os requisitos exigidos nos processos não são difíceis de serem atendidos”, informa. O consultor acrescenta ainda que os empresários podem se precaver em relação ao pagamento pesquisando sobre como andam as contas do município. A diretora de compras da Prefeitura de Arapongas, Patrícia Oliveira, destaca que o poder público costuma pagar pelos produtos e serviços adquiridos por licitação em um prazo médio de 19 dias, enquanto no varejo os empresários podem levar até 45 dias para receber. 

“É muito mais vantajoso vender para a prefeitura”, garante. Segundo ela, a desculpa da burocracia também não pode mais ser usada, já que o próprio município emite para as empresas muitos dos documentos exigidos nos certames. O Programa Compra Paraná, que é realizado na cidade desde fevereiro deste ano, já apresenta ótimos resultados. “Antes do programa, menos de 10% dos produtos e serviços adquiridos pelo município vinha de micro e pequenas empresas locais. Em apenas oito meses, esse número aumentou para 25% e até dezembro queremos chegar a 35%”, estima. Para a prefeitura, a maior participação de micro e pequenas empresas locais em licitações resulta na diminuição de processos fracassados. Para os pequenos negócios, representa uma possibilidade de crescimento. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56