MAIS LIDAS
VER TODOS

"RACISMO RELIGIOSO"

Templo de umbanda é alvo de vandalismo em Apucarana

Localizada no Jardim América, a sede da instituição religiosa de matriz africana teve vidros quebrados após ser alvo de pedradas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2024, 14:58:47 Editado em 28.03.2024, 15:31:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Templo de Umbanda Caboclo Pena Dourada, de Apucarana (PR), registrou um boletim de ocorrências após sofrer atos de vandalismo nas duas últimas semanas. Localizada na Rua Emiliano Perneta, no Jardim América, a sede da instituição religiosa de matriz africana teve vidros quebrados após ser alvo de pedradas.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Padre é feito refém por ladrões armados no PR; bandidos foram presos

Para Juviniano Fidelis de Moura, que é filho da casa (como são chamados os frequentadores) e está estudando para se tornar um sacerdote espiritual, os atos de vandalismo são motivados pelo racismo religioso, que é a discriminação e ódio por algumas religiões. “Nós vamos instalar câmeras de vigilância para monitorar o templo e tentar identificar os autores desses atos de vandalismo”, disse ao TNOnline.

continua após publicidade

Foram três ataques registrados no local, um na semana passada e dois nesta. “Infelizmente, há muita intolerância religiosa no Paraná, especialmente em Apucarana. A gente queria entender o porquê disso”, assinala. Segundo ele, há muita falta de informação da população em geral com a umbanda, vinculando a religião, muitas vezes, a questões obscuras. “Na verdade, o Deus que existe nas igrejas católica e evangélicas é o mesmo que pregamos aqui. Nós fazemos muita caridade e recebemos todas as pessoas bem, sem nenhum tipo de discriminação”, diz Fidelis, que esteve nesta quinta-feira (28) no local para verificar os estragos juntamente com a diretora Rosana Manfrim Lopes.

 Templo fica no Jardim América
Foto por TNOnline
Templo fica no Jardim América

O Templo de Umbanda Caboclo Pena Dourada tem cerca de 30 filhos de casa e realiza reuniões todos os sábados. Há em Apucarana pelo menos mais cinco casas de umbanda em atividade.

A umbanda surgiu no Brasil em 1908 por meio de um jovem chamado Zélio Fernandino de Moraes. A palavra, que tem origem no dialeto quimbunda, significa arte da cura. É uma religião afro-brasileira que sincretiza elementos dos cultos africanos com elementos das religiões indígenas, do catolicismo e do espiritismo kardecista.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Templo de umbanda é alvo de vandalismo em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!