MAIS LIDAS
VER TODOS

VALE DA INOVAÇÃO

Lideranças conhecem espaço destinado ao parque tecnológico

Prefeitura está cedendo espaço para projeto de inovação nas instalações do IBC

Da Redação

·
Lideranças visitam espaço
Icone Camera Foto por Divulgação
Lideranças visitam espaço
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2020, 18:45:14 Editado em 21.05.2020, 18:45:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, conheceu nesta quinta-feira (21) o local onde será implantado o Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (Vale da Inovação). O espaço, com cerca de 10 mil metros quadrados, está localizado em área do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), nas proximidades do Núcleo Habitacional Adriano Correia.

continua após publicidade

Também participaram da visita técnica Marcelo Ferreira da Silva, diretor-geral do campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Jayme Leonel, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Tiago Cunha, consultor do Sebrae, Carlos Mendes, superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e Tiago Ribeiro, membro da governança do Projeto Conecta Apucarana.

Junior da Femac explica que o imóvel pertence à União, foi cedido ao Município e agora a Prefeitura está destinando o espaço para essa iniciativa. “Estamos repassando o prédio onde funcionava a administração da Conab), que já possui salas adaptadas para esta finalidade com acesso a energia, água, internet e estacionamento. Além deste prédio, também estamos destinando uma área externa que soma cerca de 10 mil metros quadrados, onde poderão ser construídos módulos de trabalho pelas entidades que estão diretamente envolvidas neste processo”, pontua Junior da Femac.

continua após publicidade

O presidente da Amuvi afirma que a instalação do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí promoverá o desenvolvimento regional. “Iniciativas semelhantes no Paraná e em outras regiões do Brasil prosperaram. O Vale do Ivaí, especialmente os municípios menores, precisam de avanços tecnológicos para manter a população nestas cidades”, avalia Washington Luiz, prefeito de Kaloré e presidente da Amuvi.

Para Washington Luiz, a pandemia do coronavírus vai trazer diversas mudanças e os municípios precisam estar preparados para esse novo momento. “Depois da pandemia, certamente virão situações novas e nós teremos que estar focados e preparados para nos adaptar rapidamente. Nosso papel agora é conversar com os prefeitos da região para levar essa iniciativa adiante. Já temos o espaço e tenho certeza que o futuro do Vale do Ivaí estará ligado com a inovação”, frisa o presidente da Amuvi.

De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae, o objetivo é criar tecnologias que contribuam para o desenvolvimento econômico da região. “A ideia é que tenhamos neste espaço um processo de incubação de empresas, um coworking para o compartilhamento de recursos, trazendo também os processos de pesquisa que as universidades já desenvolvem em seus campus. O objetivo é trazer os grandes problemas das empresas para que esse time desenvolva soluções”, explica Tiago.

continua após publicidade

O presidente da Acia, Jayme Leonel, lembra que o ambiente para a implantação do parque tecnológico vem sendo criado desde 2016. “É a continuação deste projeto que trabalha com o conceito de cidade inteligente. Ao longo deste processo foram desenvolvidas várias ações, como a criação do Conecta, aprovação da Lei de Inovação de Apucarana, implantação do Conselho Municipal de Inovação e a realização de diversos eventos, como o Google Startup Weekend de Apucarana, o Hackathon do Vestuário durante o Apucarana Fashion Day e um grande evento na Acea, denominado Você Conectado ao Futuro”, cita Jayme Leonel.

De acordo com o professor Marcelo Ferreira da Silva, diretor-geral do campus de Apucarana da UTFPR, a destinação do espaço facilitará também a obtenção de recursos. “Existe um edital na Universidade Tecnológica Federal do Paraná que prevê a liberação de R$ 500 mil para a criação de centros de inovação e um dos requisitos que conta na pontuação é a existência de um espaço”, pontua o professor Marcelo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Lideranças conhecem espaço destinado ao parque tecnológico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!