MAIS LIDAS
VER TODOS

apoio

Justiça Eleitoral vai auxiliar na eleição dos conselhos tutelares

Municípios poderão utilizar urnas eletrônicas no processo de votação

Da Redação

·
Urnas eletrônicas serão preparadas às eleições
Icone Camera Foto por Reprodução
Urnas eletrônicas serão preparadas às eleições
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2023, 21:30:08 Editado em 30.08.2023, 21:30:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça Eleitoral vai apoiar o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, por meio da realização de eleição parametrizada. Regulado pela Resolução TSE nº 23.719/2023, o apoio prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, o treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos, a prestação de suporte técnico ao voto informatizado, a definição dos locais de votação e a cessão das listas de eleitores, mediante solicitação prévia dos municípios, cujo prazo era até 90 dias antes do pleito. As eleições estão marcadas para o dia 1º de outubro.

continua após publicidade

Em Apucarana, o Cartório da 28ª Zona Eleitoral vai disponibilizar 20 urnas eletrônicas, conforme solicitação feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que coordena a realização do pleito. As urnas serão instaladas na Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, onde o processo será realizado, com 11 candidatos na disputa.

-LEIA MAIS: Ratinho Junior vai receber prefeitos e suas reivindicações

continua após publicidade

Em Cambira e Novo Itacolomi, municípios que pertencem à Comarca de Apucarana, a votação será feita através de urnas de lona fornecidas pelo cartório, porque essas cidades perderam o prazo para solicitar as eletrônicas. Em Cambira concorrem 10 candidatos e a eleição será na sede da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMIF). Já em Novo Itacolomi, são cinco candidatos no pleito, que será realizado no Clube do Idoso.

Na Comarca de Arapongas, o Cartório Eleitoral disponibilizou 19 urnas eletrônicas, sendo 17 para Arapongas e 2 para Sabáudia. Em Arapongas, onde concorrem 21 candidatos, as eleições ocorrerão no Colégio Estadual Marquês de Caravellas e, em Sabáudia, onde têm 7 concorrentes, o pleito será na Casa da Cultura.

Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoiará o processo em todo o território nacional. Aprovada em junho de 2023, por unanimidade, a Resolução do TSE visa reforçar a participação popular na escolha dos conselheiros tutelares. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destaca que o apoio da Justiça Eleitoral aumentará a participação e será um modelo para as eleições seguintes. “É um passo enorme no fortalecimento dos conselhos tutelares e à rede de proteção das crianças e dos adolescentes”, comenta.

Garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Essa é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça Eleitoral vai auxiliar na eleição dos conselhos tutelares"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!